Não há dúvida de que as músicas de encerramento de anime são uma parte importante da experiência de assistir a essas obras de arte orientais. Elas podem nos emocionar, nos divertir, nos surpreender ou nos fazer refletir sobre o que acabamos de ver. Algumas delas se tornam tão marcantes que ficam na nossa memória por anos, mesmo que não saibamos o que elas dizem.

Mas quais são as melhores músicas de encerramento de anime? Essa é uma questão difícil de responder, pois depende muito do gosto pessoal e da afinidade com cada série. Por isso, resolvi fazer uma lista baseada em critérios como popularidade, qualidade musical, adequação ao tema e impacto emocional. E se você não concordar com as minhas escolhas, não se ofenda! Afinal, como se costuma dizer, “as opiniões valem o que valem”.

Sem mais delongas, vamos ao ranking:

10. Vários artistas – Fly Me to the Moon (Neon Genesis Evangelion)

Começamos a nossa lista com uma música que não foi originalmente composta para um anime, mas que se tornou um dos símbolos de uma das obras mais influentes e controversas da animação japonesa: Neon Genesis Evangelion. Fly Me to the Moon é uma canção americana de 1954, escrita por Bart Howard e popularizada por Frank Sinatra em 1964. Ela foi escolhida pelo diretor Hideaki Anno para ser o tema de encerramento de Evangelion, que mistura ficção científica, psicologia e religião em uma trama complexa e perturbadora. A música contrasta com o tom sombrio e apocalíptico do anime, criando um efeito irônico e desconcertante. Além disso, ela faz referência ao projeto lunar da organização NERV, que tem um papel crucial na história. A música foi interpretada por várias cantoras diferentes ao longo dos 26 episódios do anime, cada uma com um estilo e uma emoção próprios. Fly Me to the Moon é uma música que marcou a história dos animes e que ainda hoje é lembrada pelos fãs.

9. Ho-kago Tea Time – Don’t Say “Lazy” (K-On!)

Seguimos a nossa lista com uma música que representa um dos gêneros mais populares e divertidos dos animes: o slice of life. Don’t Say “Lazy” é o tema de encerramento de K-On!, que conta a história de quatro garotas que formam um clube de música leve em sua escola. A música é uma das canções originais da banda fictícia formada pelas protagonistas, chamada Ho-kago Tea Time (algo como hora do chá depois da escola). Ela é uma música animada e cativante, que expressa a personalidade e os sentimentos das personagens. A música também tem um videoclipe estiloso e colorido, que mostra as garotas vestidas como roqueiras em um cenário surreal. Don’t Say “Lazy” é uma música que transmite a energia e a diversão de K-On!, um anime que conquistou muitos fãs pela sua simplicidade e carisma.

8. Chata – Dango Daikazoku (Clannad)

Continuamos a nossa lista com uma música que é capaz de arrancar lágrimas dos espectadores mais sensíveis: Dango Daikazoku, o tema de encerramento de Clannad. O anime é baseado em uma visual novel que narra a história de Tomoya Okazaki, um estudante delinquente que se envolve com várias garotas em sua escola, cada uma com um problema pessoal ou familiar. A música é cantada por Chata, uma cantora japonesa especializada em músicas para jogos e animes. Ela é uma música suave e delicada, que fala sobre a importância da família e dos amigos. A música também faz referência aos dangos, uns bolinhos japoneses que são o símbolo do anime e da personagem Nagisa Furukawa, a principal heroína da história. A música é acompanhada por uma animação simples e fofa, que mostra os dangos em várias situações. Dango Daikazoku é uma música que toca o coração dos fãs de Clannad, esta montanha-russa de emoções.

7. Yes – Roundabout (JoJo’s Bizarre Adventure)

Avançamos a nossa lista com uma música que se tornou um fenômeno da internet: Roundabout, o tema de encerramento de JoJo’s Bizarre Adventure. O anime é baseado em um mangá de longa duração, que conta as aventuras de várias gerações da família Joestar, que enfrentam inimigos sobrenaturais usando poderes especiais chamados Stands. Roundabout é uma música da banda inglesa de rock progressivo Yes, lançada em 1971. Ela foi escolhida pelo diretor Naokatsu Tsuda para ser o tema de encerramento do anime, por ser uma música que ele gostava e que combinava com o estilo do mangá. A música tem uma introdução lenta e misteriosa, seguida por um riff de guitarra marcante e uma melodia complexa e envolvente. A música é usada para criar um efeito de suspense no final de cada episódio, cortando para os créditos no momento mais dramático. A música também gerou um meme na internet, chamado “To Be Continued”, que consiste em usar a mesma técnica para encerrar vídeos de situações engraçadas ou absurdas. Roundabout é uma música que marcou a cultura pop e que se tornou um ícone dos animes.

6. Unison Square Garden – Sugar Song to Bitter Step (Kekkai Sensen)

Prosseguimos a nossa lista com uma música que é pura diversão e alegria: Sugar Song to Bitter Step, o tema de encerramento de Kekkai Sensen. O anime se passa em uma versão alternativa de Nova York, onde humanos e criaturas sobrenaturais convivem em meio ao caos. O protagonista é Leonardo Watch, um jovem que possui olhos especiais que lhe permitem ver tudo, e que se junta a uma organização secreta que protege a cidade. Sugar Song to Bitter Step é uma música da banda japonesa Unison Square Garden, formada em 2004. Ela é uma música animada e contagiante, que fala sobre o contraste entre o doce e o amargo da vida. A música também tem um videoclipe divertido e criativo, que mostra os personagens do anime dançando em vários cenários. Sugar Song to Bitter Step é uma música que contagia os fãs de Kekkai Sensen, um anime cheio de ação e humor.

5. Sid – Uso (Fullmetal Alchemist: Brotherhood)

Chegamos à metade da nossa lista com uma música que é uma obra-prima da emoção: Uso, o tema de encerramento de Fullmetal Alchemist: Brotherhood. O anime conta a história dos irmãos Edward e Alphonse Elric, dois alquimistas que buscam restaurar seus corpos após uma tentativa fracassada de ressuscitar sua mãe. Eles se envolvem em uma trama política e militar, em que enfrentam inimigos poderosos e descobrem segredos sobre o mundo e sobre si mesmos. Uso é uma música da banda japonesa Sid, formada em 2003. Ela é uma música melancólica e emocionante, que fala sobre as mentiras e as verdades da vida. A música também tem uma animação bela e simbólica, que mostra os irmãos Elric crescendo e enfrentando seus desafios. Uso é uma música que emociona os fãs de Fullmetal Alchemist: Brotherhood, um anime épico e tocante.

4. Shinsei Kamattechan – Yūgure no Tori (Shingeki no Kyojin)

Continuamos a nossa lista com uma música que é uma obra-prima do terror: Yūgure no Tori, o tema de encerramento da segunda temporada de Shingeki no Kyojin. O anime se passa em um mundo onde a humanidade vive cercada por muralhas para se proteger dos Titãs, gigantes devoradores de humanos. O protagonista é Eren Yeager, um jovem que possui o poder de se transformar em um Titã e que luta contra os inimigos junto com seus amigos. Yūgure no Tori é uma música da banda japonesa Shinsei Kamattechan, formada em 2007. Ela é uma música sombria e perturbadora, que fala sobre o destino e o horror dos personagens. A música também tem uma animação assustadora e enigmática, que mostra cenas do passado e do futuro dos personagens e do mundo. Yūgure no Tori é uma música que arrepia os fãs de Shingeki no Kyojin, um anime cheio de ação e mistério.

3. The Seatbelts feat. Mai Yamane – The Real Folk Blues (Cowboy Bebop)

Chegamos ao pódio da nossa lista com uma música que é uma obra-prima do jazz: The Real Folk Blues, o tema de encerramento de Cowboy Bebop. O anime se passa em um futuro em que a humanidade colonizou o Sistema Solar. O protagonista é Spike Spiegel, um ex-membro de uma organização criminosa que se tornou um caçador de recompensas junto com seus companheiros. Eles viajam pela galáxia em busca de aventuras e dinheiro, mas também são perseguidos por seus passados. The Real Folk Blues é uma música da cantora japonesa Mai Yamane, com composição e arranjo de Yōko Kanno, uma renomada compositora de trilhas sonoras para animes. Ela é uma música melancólica e envolvente, que fala sobre a dor e a esperança dos personagens. A música também tem uma animação estilosa e nostálgica, que mostra os rostos dos protagonistas e dos seus rivais. The Real Folk Blues é uma música que encanta os fãs de Cowboy Bebop, um anime clássico e inesquecível.

2. Supercell – Kimi no Shiranai Monogatari (Bakemonogatari)

Chegamos à vice-liderança da nossa lista com uma música que é uma obra-prima da romance: Kimi no Shiranai Monogatari, o tema de encerramento de Bakemonogatari. O anime é baseado em uma série de light novels que contam a história de Koyomi Araragi, um estudante que se envolve com várias garotas que sofrem de problemas sobrenaturais relacionados a lendas urbanas. O anime mistura comédia, drama e mistério em uma história original e criativa. Kimi no Shiranai Monogatari é uma música da banda japonesa Supercell, formada em 2007. Ela é uma música doce e emocionante, que fala sobre o amor não correspondido da personagem Nadeko Sengoku por Koyomi Araragi. A música também tem uma animação bonita e simbólica, que mostra cenas do anime e dos seus temas. Kimi no Shiranai Monogatari é uma música que encanta os fãs de Bakemonogatari, um anime divertido e intrigante.

1. Spyair – Samurai Heart (Some Like It Hot!!) (Gintama)

Chegamos ao topo da nossa lista com uma música que é a perfeita combinação entre humor e emoção: Samurai Heart (Some Like It Hot!!), o tema de encerramento da segunda temporada de Gintama. O anime se passa em um Japão feudal alternativo, onde alienígenas invadiram e proibiram o uso de espadas. O protagonista é Gintoki Sakata, um ex-samurai que faz bicos como um faz-tudo junto com seus amigos. O anime mistura comédia, ação e drama em uma história hilária e emocionante. Samurai Heart (Some Like It Hot!!) é uma música da banda japonesa Spyair, formada em 2005. Ela é uma música animada e emocionante, que fala sobre a amizade e a coragem dos personagens. A música também tem uma animação divertida e tocante, que mostra os personagens em situações cômicas e dramáticas. Samurai Heart (Some Like It Hot!!) é uma música que representa o espírito de Gintama, um anime que é uma das melhores comédias de todos os tempos.


E assim termina a nossa lista das dez melhores músicas de encerramento de anime. Espero que tenha gostado, leitor, e que tenha se lembrado de algumas dessas canções que marcaram a sua vida. E volto a dizer: se você não concordou com as minhas escolhas, não se zangue! Lembre-se que cada um tem o seu gosto e o seu critério, e que o importante é apreciar a arte em todas as suas formas.

Até a próxima!