Bom dia, boa tarde, boa noite. Está iniciando nesta linda semana de aniversário J-Hero, mais uma daquelas matérias malucas desse povo cabalístico que ama o número Sete.

Sim! A Otaku Preview traz 7 ensinamentos para você otaku iniciante levar para a vida. Afinal, todos temos que aprender!

Mandamento 1 – Amarás as produções japonesas acima das decepções;

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado e isso tem o seu lado ruim, a quantidade de anime legendado cresce a cada temporada, e com isso mais animes decepcionantes surgem. Mangás também, é tanto conteúdo, mas as vezes você pensa que nada presta. Não se desespere, sempre há esperança!

Você que está começando nessa vida, ou mesmo se já estiver há alguns anos, mesmo que um anime não tenha sido tudo aquilo, sempre tem o próximo. Há sempre uma obra que será do seu jeito, do seu gosto! (Slogan, a gente vê por aqui)

Mandamento 2 – Tratarás o anime ou mangá do outro como a seu próprio;

Outra “lei” muito importante a se seguir, é tão fácil sair criticando (xingando) um anime que não gosta por motivos supérfluos, tem anime que realmente não agrada e não tem ninguém que lhe convença do contrário, mas é questão de usar o senso comum. Você gostaria que alguém falasse assim do seu anime favorito na sua frente só por que ele tem “detalhes” que desagradam o outro?

O que é bom pra ti, pode não ser bom pro outro, então antes de sair atirando pedra, lembrem-se que elas podem ser atiradas em você no dia seguinte.

Para provar que não estou dando uma de boa samaritana à toa, dou o meu próprio exemplo, sempre falei mal de One Piece, e agora estou pagando os meus pecados (são 7), quando comecei a ver e gostar, e agora quem ouve muito comentário idiota de gente que nunca viu sou eu.

Assim como sou apaixonada por Digimon e muitos daqueles comentários que Digimon só presta o primeiro, realmente me deixa triste. Afinal não gostar é um direito, mas destratar não.

Mandamento 3 – Não propagarás ódio aos infiéis;

(A garota parecer a Kushina é apenas coincidência)

Usei a tirinha acima para retratar bem o terceiro mandamento. Quantas vezes você já não teve vontade de atirar naquela criatura que sai falando que você assiste desenho e deveria crescer?

Você pode ser novo ou velho neste mundo de aventuras otakus, mas definitivamente não é superior a ninguém por curtir animes e mangás, por fazer cosplay, ou saber de cor os animes da temporada. A pessoa que não conhece, é uma pessoa que pode vir a gostar das mesmas coisas que você.

Então, não saia afastando (e chutando) o seu amigo que faz piada com os nomes japoneses. Ensine ele o quão ridículo ele fica fazendo isso (:v) e traga-o ao nosso mundo. Em seguida traga-o para a J-Hero, por que somos legais da conta sô!

Mandamento 4 – Não pecará contra o Cosplay do outro;

Cosplays, cosplayers e suas lindérrimas criações. Já falei dessa minha birra pessoal em outra matéria, e a importância dela me faz escrever sobre isto novamente. Cosplay é uma arte, mas também um hobby, os cosplayers são as estrelas de um evento otaku, 70% das pessoas vão as eventos para ver não só as atrações, mas também os diversos cosplayers que surgem por aí.

Todos somos otakus, independente da etnia, estatura aparência corporal. Por que então há tanta zoação e comentários degradantes sobre os cosplayers, principalmente os brasileiros? Não temos porque nos limitar a nossa aparência para usar um cosplay e definitivamente não temos que aguentar essa onda de ignorância que parece mais comum a cada dia em nossa sociedade.

Talvez não dê para mudar quem já está por aqui e pense com os seus dejetos, porém para quem está começando ainda tem muitos aprendizados positivos que podem ensinar. E o principal é: Respeito.

Respeite o cosplayer, mesmo que você opte por não ser um, pois ele é um fã como você e só quer se divertir. Ele não está lá para lhe agradar, está lá para se divertir. Faça o mesmo e todos serão felizes!

Mandamento 5 – Valorizará, com honra, as edições brasileiras;

Money que é good nóis num have, já dizia um grupo de sábios, então este quinto mandamento é bem relativo, porém é importante que cada um saiba até onde a sua decisão é financeira e até onde é preguiça.

O mercado de mangás no Brasil está em expansão, novos títulos são lançados todo mês, eventos maiores é um festival de novidades, e ficamos ansiosos a espera de novidades das suas obras favoritas. Porém a animação não pode parar apenas no: “Que legal! Nanatsu veio para o Brasil!” Temos que na medida do possível valorizar esta oportunidade, mesmo que tenha erros de tradução, que o papel tenha vindo transparente (Orange, Hello!), senão tiver um bom volume de vendas, outras obras não virão!

E neste mandamento não me refiro apenas aos mangás não, minha gente, os polêmicos animes dublados também. Tem aquela parcela que abre a pouca para falar mal da dublagem brasileira, porém esquecem que 90% dos otakus antigos começou com um anime dublado na televisão.

Crescemos como a geração da Tv Globinho, Rede Manchete, Band Kids, etc.  E temos que valorizar cada anime dublado que surge até nós nos dias de hoje. Em uma televisão cercada de morte, putaria, e conteúdo de baixo nível, cada dublagem de anime é uma vitória para nós e toda vitória deve ser valorizada.

Aos novos que ainda não aprovam as dublagens brasileiras, lembre-se que ela é uma das melhores do mundo, e você pode conseguir ler as obras legendadas, porém quem não pode deve ser privado disso?

Mandamento 6 – Respeitará a troca equivalente;

“Nada pode ser obtido sem uma espécie de sacrifício. Para se obter algo é preciso oferecer algo em troca de valor equivalente. “

Alô, Alô, alquimistas de plantão, acredito que está deva ser a primeira “lei” de vocês, fãs da CLAMP, como eu, aprovam e muito este mandamento também. Ele não está ligado diretamente a nossa convivência otaku, todavia trata-se de algo que está presente em muitas obras. Ele ilustra o ensinamento de que devemos estar atentos a tudo que buscamos e recebemos, nada vem por acaso, e nada irá embora por acaso. Temos que entender que nunca ganhamos nada, apenas colhemos os frutos de nossos sacrifícios.

Animes são cercados de ensinamentos, e este mandamento deve lembrá-lo que toda informação deve ser absorvida, eles podem ser uma fonte de diversão e distração, porém também são cargas de aprendizado que levamos para a vida toda. O que você quer carregar para o seu futuro?

 A troca equivalente está aí, recebemos muito conteúdo gratuitamente, e deve-se “dar” algo de igual valor, e nestes casos, a educação e agradecimento é a melhor recompensa.

Mandamento 7 – Incentivará os trabalhos que trazem alegria ao mundo otaku;

E finalmente chegamos ao nosso último mandamento, o sexto mandamento foi uma preparação para este, você sente-se feliz ao entrar e ver um vídeo de cover, ler o seu mangá online ou ver aquele anime favorito, busca notícias quentinhas em sites como este, e para passar o tempo sempre está com o ouvido colado na J-Hero? Todos estes exemplos são feitos por pessoas, como você, que não recebem nada por isso.

Traduzir um capítulo de mangá envolve várias pessoas diferentes, tradutor, revisor, editor, uploader, o mesmo vale para animes, os quais ainda estão a sincronização das falas. Os vloggers não recebem um centavo para fazer vídeos.

Ninguém pagou aulas de canto ou desenho para os artistas que distribuem o seu trabalho gratuitamente. Até as páginas de facebook, alguém perdeu o seu tempo para postar aquela tirinha engraçada que fez você rir até engasgar.

E os sites de notícias e rádios online, que para se manterem ativos precisam buscar “parcerias”, formas de captar público, não ganham um tostão para isso. Toda a “verba” arrecadada serve para manter streaming, domínio, etc.

Já parou para pensar quanto conteúdo você consome por dia e o quão dependente daquela pessoa você é?

É claro, cada um faz este tipo de trabalho, como hobby, é uma expansão do seu gostar, gostamos tanto da cultura otaku que queremos espalhá-la para todo mundo também conhecer. Queremos fazer amigos e fazer outras pessoas felizes, porém quantos sites legais já saíram do ar por que não eram valorizados?

Incentive os trabalhos que você acompanha, compartilhe, curta e comente, mesmo que leve um minuto, as pessoas que trabalharam naquilo com certeza levaram muito mais. Reconhecimento é a única contribuição e não precisamos de mais nada, desde que saibamos que do outro lado da tela, alguém viu o nosso trabalho, comentou e ficou feliz com o que viu.

A Rádio J-Hero fará 7 anos no ar, muita gente passou por aqui, redatores, ouvintes, djs e administradores, todos entraram aqui porque gostam da cultura oriental e aqueles que continuam também estão aqui pelo mesmo motivo, buscar incentivar vocês a conhecerem e adentrarem ainda mais neste mundo!

Então nunca esqueça de incentivar aquele que lhe faz feliz, pois aí só tende a melhorar ainda mais!