E após a primeira semana de estreia na Temporada de Primavera 2018 chega a hora de destacarmos nossa seção especial na Otaku JukeBox voltada para as animesongs que deram as caras nessa estação.

Bem diferente do que se viu no Inverno 2018, o rock está muito mais presente e o eletro-pop ficou mais comedido. Destaque para a aparição de boas canções como Winding Road dos meninos do Man with a Mission e uma enxurrada de baladas pop românticas (bem no clima desse período do ano no Hemisfério Norte).

Nessa primeira de três parte da JukeBox Anime Season – Springs 2018 você fica por dentro de quatro canções que com toda certeza já são nomes certos na eleição dos Melhores do Ano aqui na Rádio J-Hero. Vamos conferir!

 

#01 – Winding Road by Man with a Mission (Golden Kamuy)

O animê seinen Golden Kamuy – baseado no mangá homônimo de Hiroshi Nakagawa – mistura elementos históricos, folclóricos e sobrenaturais do Japão Imperial do fim da Era Meiji. Mais precisamente no Pós-Guerra Russo-Japonesa (1904 e 1905). Acompanhando a história de Sugimoto, o “Imortal” e da pequena ainu Asirpa somos levados a um triller psicológico com elementos místicos numa corrida pelo ouro.

Entre as figuras mitológicas da reservada Hokkaido, somos agraciados com uma openning muito agitada e condizente com as matizes estruturais da narrativa. As mixagens do DJ Santa Mônica dão o tom ao lado do vocal de Tokyo Kanata e Kamikase Boy junto da guitarra de Jean-Ken Johnny e as baterias de Spear Rib. Sucesso garantido no melhor estilo de uma das bandas de j-rock em maior ascendência no cenário musical dos últimos anos (principalmente entre as animesongs).

Winding Road faz parte do mais novo EP da banda previsto para 18 de abril. O EP acompanha também as canções Anthem, Dead End in Tokyo (com remixagem do DJ Jagz Kooner) e o single Take me Under, que é o themesong do live-action de Inuyashiki (animê do Outono 2017 que teve o tema de abertura My Hero também interpretado pela banda).

Assista ao clipe TV Size da abertura Winding Road by Man with a Mission:

 

#02 – Ame ga Furu kara Niji ga Deru by Sky Peace (Nanatsu no Taizai: Imashime no Fukkatsu)

A segunda fase de Nanatsu no Taizai: Imashime no Fukkatsu (muito aguardada graças ao aparecimento do sétimo pecado, o Leão do Orgulho – Escanor) trouxe o duo formado por JIN e Teo-kun, o Sky Piece, em seu debut no universo das animesongs.

O grupo é bem recente e fez estreia em 2016. Ame ga Furu kara Niji ga Deru é aquele j-pop com elementos de hip-hop super clichê no cenário do pop oriental. Sendo sincero, não me agardou muito o grupo (pois seu estilo me lembra muito as canções do Snowkel em Fairy Tail e essa repetição se torna chata), mas a aposta neles para o tema de abertura de um animê de respectivo sucesso mostra o quanto a Sony Japan aguarda um bom retorno daqui para frente. Eles já contam com um álbum de estúdio, NEWBABY, lançado em 21 de fevereiro de 2018.

Dos temas já interpretados para o animê, que conta com canções de Man with a Mission, Ikimonogatari e insert songs de Hiroyuki Sawano (lê-se aqui Perfect Time), esse é o tema mais fraco já presente na história musical do animê inspirado no mangá de Nakaba Suzuki:

Assista ao clipe TV Size de Ame ga Furu kara Niji ga Deru by Sky Peace:

 

#03 – Symbol by Luck Life (Shokugeki no Souma – San no Sara: Tootsuki Ressha-Hen)

A nossa terceira animesong é sem sombra de dúvida concorrente a altura ao título de Melhor Openning de Primavera deste ano. Symbol é o som do quarteto formado por PON (vocal e guitarra), Ikoma (guitarra e backvocal), Taku (contra baixo) e LOVE Oishi (bateria). O Luck Life existe desde 2005 e teve seu primeiro single lançado em 2014, mas somente em 2016 se tornou membro do circuito oficial de artistas pop com o single “Namae wo  Yobu yo” pela gravadora Lantis.

O som vem para ilustrar a fase mais importante até agora do animê de culinária mais falado dos últimos dois anos: O Exame de Admissão para o 2° ano e a batalha Rebeldes vs. Central. Bem melhor que o tema anterior (BRAVER, pela cantora ZAQ), o single é contagiante e tem um “cry” muito bem executado pela voz enrouquecida de PON. Dá para sentir a emoção do que está por vir (e quem lê o mangá sabe do que estou falando).

Assista ao clipe TV Size de Symbol by Luck Life:

 

#04 – Ryusei by Eir Aoi (Sword Art Online: Gun Gale Online)

Nossa quarta e última canção desta primeira parte da matéria fecha com a voz já mais do que conhecida de Eir Aoi. Em Ryusei somos apresentados a um single um pouco clichê, mas bastante convicente para o spin-off da franquia mais rentável da Kadokawa (e do estúdio A-1 Pictures).

Eir Aoi volta de um hiato para se recuperar de complicações médicas desde novembro de 2016 com dois novos sons. Yakusoku – em janeiro de 2018 em seu site oficial – e agora com Ryusei, mas uma animesong para sua carreira (muitas vezes criticada por ser bem focada nesse nicho de mercado). Como fã da cantora fico feliz de ver seu retorno (e bem!) em uma das franquias mais badaladas do mercado.

Asssista ao clipe TV Size de Ryusei by Eir Aoi:

 

Antes de terminar um brinde envolvendo Sword Arte Online: Gun Gale Online. Caso alguém tenha percebido existe uma personagem fortemente citada no animê até o momento. Seu nome é Elza Kanzaki. Não vou falar muito aqui, pois será spoiler, mas como já devem saber, Elza Kanzaki é a cantora preferida da protagonista LLENN e tem um single bem famoso entre seus fãs: Pilgrim.

Pois é, a canção Pilgrim, além de fazer parte do universo narrativo de SAO: GGO é uma insert song da OST do animê e ganhou uma versão oficial interpretada por Elza Kanzaki (a personagem) em seu próprio site oficial.

Ouça uma versão disponível do single Pilgrim by Elza Kanzaki:

 

Essas são as primeiras canções de destaque desta JukeBox Anime Season – Spring 2018. Todas elas ótimas concorrentes para estarem em sua playlist e na lista de indicado aos Melhores do Ano da Rádio J-Hero. Na próxima matéria destacaremos o remake de Captain Tsubasa e outras animesongs bem legais que apareceram na temporada.

Até a próxima e… Sayonara!