Bom dia, boa tarde, e boa noite caros cidadãos do mundo otaku, sentiram falta da Open your Mind? Antes que o mês acabe, trago mais uma grata surpresa nesta enxurrada de animes que temos a cada temporada.

Faz quase dois anos que decidi dar uma chance aos animes de esporte modinhas e assisti pela primeira vez Kuroko no Basket. Desta vez, aproveitei o feriadão de Páscoa e resolvi aceitar o conselho do ouvinte (e antigo redator) Ura-kun e dar uma chance a Haikyuu!! Era isso ou ver Demolidor, e realmente não surgiu um sentimento com o vivente do Hell’s Kitchen.

Haikyuu é aquele anime que você olha e sabe que vai ser bom, mas a pergunta é: o quão bom ele pode ser pra você assistir 50 episódios (seguidos, no meu caso)?

Pode olhar e confesse: parece bom, não parece? E realmente é!

Demorei uma eternidade para terminar Kuroko, mas Haikyuu terminei em dois dias! É realmente viciante o desenvolvimento, a proposta do anime e a maneira com que se desenrola, sem muita enrolação ou episódios entediantes, torna o ritmo frenético e delicioso.

Foi impossível não chegar ao final no episódio 50, lançado no dia anterior ao que assisti e pensar: não pode ser o último. Não agora, não depois de tudo. E esta emoção foi de quem há 3 dias antes nem tinha ideia do nome do protagonista, imagina quem começou a ver o anime em 2014? Sinto dó do coração de vocês.

Okay, mas qual é a história que me conquistou tão fácil assim? Vamos lá…

Introdução

Esta delícia de shounen se concentra no time masculino de voleibol do colégio Karasuno, mais exatamente no estudante Shouyou Hinata.

Hinata decide jogar vôlei inspirado em um famoso jogador conhecido pelo apelido de “Pequeno Gigante” que brilhou nos melhores tempos da Karasuno. Tal como Hinata, o pequeno gigante é baixinho, o que não é comum para um jogador do esporte, porém se destacava com um incrível talento.

Hinata entra na Karasuno com o objetivo de entrar no time de vôlei, e também enfrentar o seu primeiro rival, que conheceu no fundamental, Kageyama Tobio, um levantador gênio com incrível talento que ficou popular como Rei da Quadra, pelo talento e arrogância.

A situação começa a ficar interessante quando Hinata encontra Kageyama também na Karasuno! Ao invés do básico rivais de escolas inimigas, o anime propõe que os antigos rivais tornem-se parceiros. Afinal, desse lado da rede todos são aliados, certo?

Desenrolando…

A partir disso vemos o time da Karasuno, que perdeu toda a força dos tempos áureos, ganhar forças com novos membros, e lutar para se impor e vencer em partidas cada vez mais emocionantes, repletas de reviravoltas e muitas aulas de vôlei, que até quem não conhece o esporte, consegue entrar de cabeça no clima e torcer pela vitória da Karasuno.

Você não verá nada mirabolante, ninguém vai entrar na zona ou fazer algo bizarro com luzes ao redor, nem golpes que desafiam a física, verá qualidade e talento individual de cada personagem, todavia o trabalho em equipe, o esforço e as relações humanas são os pontos que mais se destacam na trama.

Temos Hinata e Kageyama como protagonistas da história, um trazendo à tona o máximo da capacidade do outro, mas não levam o time nas costas, é uma constante evolução de toda a equipe, uma batalha para chegar as nacionais, com todos  da equipe conscientes de fazer o seu melhor. Até os membros da equipe que ficam no banco possuem um papel importante, não são figurantes, ele estão lá porque fazem a diferença.

Acredito que em um anime de esporte, tal como este, a evolução do personagem é realmente o que torna interessante assisti-lo, apesar de alguns terem o instinto natural de serem os melhores, temos diferentes personagens com incertezas, medos, erros e acertos.

Ninguém nasceu sabendo jogar, e você consegue acompanhar as melhoras individuais e as decisões de cada um de forma muito mais prazerosa quando você vê que estas mudanças são “reais”, nenhum percurso da história é superficial, a naturalidade e fluidez com que somos induzidos a acompanhar os episódios é bem claro. Você se envolve.

Opinião Final

A terceira temporada de Haikyuu!! está confirmada para Outubro e ainda estou inconsolada de esperar tanto tempo por algo que ontem estava ali cheio de episódios para serem vistos. Porém se você ainda não está bem certo do por que assistir Haikyuu e aguardar a terceira temporada.

Mostro-lhe agora em primeira mão, inédito nesta rádio, pela primeira vez na história da J-hero, 10 grandes motivos para você assistir Haikyuu!!:

1 – É um anime shounen da Jump, a Jump é legal e animes shounens também, os dois juntos é sucesso na certa!

2 – O protagonista tem nome de molho Shoyu, deve ser gostoso;

3 – São muitos episódios, e já tem uma nova temporada confirmada, não vai precisar aguardar um retorno de um anime que nunca virá, e isso dói, sabemos disso, não faça seu kokoro sofrer, veja Haikyuu!!;

4 – As partidas são emocionantes e levam menos tempo que a destruição de Namekusei, ou seja, sem muita enrolação;

5 – Na primeira temporada tem uma manager bonitona e sexy, e na segunda tem mais uma kawaii e maluquinha. Imagina na terceira?! (Será uma trap, só brincando…);

6 – Depois de alguns episódios você estará chorando com as derrotas (senão for uma pedra como o DJ Kenpachi), comemorando com as vitórias e rindo horrores com as situações mais engraçadas possíveis, tipo essa:

7 – Tem personagens muito fodas, muito talentosos, extremamente incríveis, apaixonantes, maravilhosos, … (coloque aqui aquele adjetivo p**a das galáxias);

8 – Você descobrirá o poder da Batalha do Lixão, quem vence Gato ou Corvo? (A águia e as corujas ficam só observando do topo);

9 – Nunca mais verá o voleibol com os mesmos olhos, saberá cada posição, cada lance, será praticamente um jogador nato (mentalmente);

10 – Você pode shippar a vontade, o anime é extremamente shippável, todo mundo é shippável, menos o Tanaka, não shippe ele.

(História: este é o Tanaka, Tanaka não tem ninguém. Fim)

E por último e não menos importante, você entenderá todas as referências dos 10 motivos citados acima e com certeza descobrirá muitos outros motivos, porque o anime é sensacional.

E se você assistiu a obra e lembrou de mais algum motivo, deixe-o nos comentários, pois incentivar os coleguinhas a acompanhar animes bons é fundamental para termos pessoinhas legais para conversar.

Espero que tenham curtido a matéria (e falo curtir no link ali em cima também), e até a próxima amantes de coisa boa!

Confira abaixo a primeira opening de Haikyuu!!: