Bom dia, boa tarde, boa noite, cidadãos dessa terra de ninguém! Sejam bem-vindos a única coluna que abre a mente, vocês querendo ou não, e dá-lhe marretada!

Neste lindo dia de verão, 35º lá fora, trago um anime que me deixou de cabelo em pé, Gilgamesh, são 26 episódios totalmente diferente do que se espera dos clichês atuais.

Gilgamesh foi adaptado para anime em Outubro de 2003, uma data bem significativa na obra, produzido pelo antigo Estúdio TAC e baseado no mangá (1976-1978) de 6 volumes do mangaká Shotaro Ishinomori, conta um enredo cyber-punk, em estilo pós-apocalítico, que traz as consequências de um desastre mundial causado por um único terrorista, que se autodenomina Enkidu.

Introdução

Em meados desse século um simples atentado terrorista mudou o mundo. Parece um anime do século passado eu sei, mas realmente aconteceu. O autor desse evento foi Enkidu. Devido a data de ocorrência, este incidente veio a ser denominado de Twin X.

Depois do Twin X, todos os computadores ficaram inutilizados, e a civilização altamente informatizada entrou em colapso, pela Guerra e pela fome, a maioria da população mundial foi perdida, de todo modo isso foi antes de eu nascer.

Desde que eu me lembro, o céu sempre foi coberto por um véu espelhado, Sheltering Sky. Eu realmente não entendo, mas dizem o fenômeno é fruto de uma anormalidade magnética. Os adultos dizem que é estranho, mas pra nós, esse é o céu de sempre."

Com um pano de fundo sombrio, temos uma Terra totalmente envolvida por um céu de espelho, prédios destroçados e a tecnologia da computação totalmente inexistente, o motivo? Um atentado terrorista que ficou conhecido como Twin X, por ocorrer no dia 10 de Outubro (meu aniversário!).

Madoka Terumichi é um jovem gênio cientista que encontra o túmulo do rei Sumério Gilgamesh, que é conhecido nas lendas por ser meio deus, meio humano. Uma força desconhecida é encontrada em uma caverna deste lugar, esta ganha o nome de Delphys.

Por tratar-se de uma descoberta mundial, o local, Uruk, passa a ser um território neutro, de domínio internacional, e cientistas renomados do mundo inteiro são chamados para investigar as circunstancias estranhas que ocorrem naquele lugar. Um prédio enorme é criado no local (uma analogia a torre de Babel) e torna-se um centro de pesquisas mundial, o seu nome? Heavens' Gate.

Madoka-kun permanece no local e se põe contra as pesquisas realizadas lá, ele acredita que se as pesquisas dentro da Delphys continuarem a ocorrer, a humanidade perecerá. Suas súplicas são ignoradas, e aos poucos seus medos tornam-se verdade. Dentro de Delphys, uma forma de vida surge, denominada Tear, aos poucos o poder de Tear passa a contaminar outras experiências e o conselho decide finalmente fechar Heavens'Gate.

Porém, após a decisão, Madoka é visto dentro do lote principal de Tear e dá início ao desastre que ficou conhecido como Twin X. Neste dia, toda a tecnologia deixou de funcionar devido as ondas magnéticas que o céu espelhado começou a emitir, um céu onde o sol, nuvens e nada mais passa, criando uma terra sinistra e sem esperanças.

15 anos depois, aqueles que nasceram após essa data não entendem a obsessão dos adultos em buscar aquele céu novamente, porém para quem viveu antes do XX, o céu azul é a única esperança para o presente desesperador que os cerca.

Desenrolando…

Madoka Kiyoko e Tatsuya são irmãos, filhos do terrorista e vivem sozinhos, em uma vida de fuga e desastre, criados pela mãe que se tornou alcoólatra em uma vida de podridão, eles tem apenas um ao outro, enquanto fogem de devedores de sua mãe, morando na rua ou em casas abandonadas.

Kiyoko nasceu exatamente um ano antes do desastre, enquanto Tatsuya nasceu exatamente um ano depois. Ao fugirem de devedores em um dia de chuva, acabam encontrando em uma casa antiga três jovens garotos que os ajuda a se esconderem. Na casa, tubos gigantes com salamandras, clones, algo comum antigamente, pela facilidade como a tecnologia era conduzida.

Em seguida, três crianças com poderes surgem e confrontam os garotos, que transformam-se em monstros (?), a situação assustadora leva os irmãos a fugirem daquele pequeno inferno. Porém são encurralados e desmaiam. Que dia difícil!

Ao acordarem estão em um carro com as crianças, que os levam para conhecer uma pessoa, sem escolha, eles são apresentados a Condessa de Werdenberg, que tenta convencê-los a ficar com ela, e quando não consegue uma resposta positiva, os obriga, usando chantagem mesmo, a ficarem.

A partir de então, tanto Tatsuya, quanto Kiyoko, passam a adentrar em um mundo de mistérios, morte e sangue. A Condessa lhes explica que os garotos que eles conheceram são parte do grupo Gilgamesh que foram os responsáveis pelo Twin X, comandados por Madoka Terumichi, que agora se chama Enkidu.

O objetivo da Condessa é derrotar Enkidu, e precisa da força dos irmãos. Eles negam ter algum poder, porém a Condessa acredita que assim como aquelas três crianças, eles também possuem Dynamis. A habilidade demonstrada pelas crianças, quando lutaram contra os monstros. Forçados a ficarem, eles não tem outro jeito senão obedecer a condessa, até conseguirem fugir, porém este dia vai chegar?

Spoiler Zone

O anime possui um enredo muito bem amarrado, no início o que mais surgem são dúvidas, e no decorrer da história a tendência é só piorar. Existem conflitos internos que trazem um peso e seriedade a obra que pouquíssimos animes possuem. A realidade de que todas as crianças são clones e nada mais que Orgas-Superiores, muitas delas tendo sido paridas por porcos, traz um questionamento de até onde a ciência pode e até onde ela DEVE chegar.

O próprio ápice final de que o fim do mundo foi causado pelos sentimentos de inveja de um único ser humano, aproveitados por uma criatura sem consciência “humana”, que só queria brincar de Deus, e talvez não fosse Tear uma Deusa?

Coloco “humano” em aspas, pois afinal o que é ter consciência humana? Quando humano foram os responsáveis pelo destino trágico das crianças, criaram criaturas transgênicas como a tropa Blattaria e inúmeras outras experiências imperdoáveis. A culpa dos desastres humanos é realmente a nossa arrogância ou a nossa curiosidade que nos faz agir sem pensar no outro?

Talvez as criaturas de Gilgamesh sejam mais humanas que muitos humanos jamais serão… Pelo menos eu sei que o Novem é (imagem abaixo). Aquela fofura!

Opinião Final

Gilgamesh é um anime cercado de significados, com um final anti-herói e sem vencedores, diferente dos que estamos acostumados, nele o bem não vence no final, pois não existe um lado “bom”. Ambos possuem erros e quase nenhum acerto.

O desenrolar do anime, é um pouco confuso, lançando mais peças que confundem do que se ligam, a chave para o entendimento só vai ser dada no meio pro fim do anime, por isso atenção!

Os traços podem causar um pouco de estranhamento, porém tratando-se de um anime de 2003 e levando em conta o seu contexto, os traços combinam perfeitamente com a trama, sinistra e cinzenta. Além disso a Opening é um prato cheio para os apreciadores de J-Music, se você não a conhece, não perca tempo e confira no final da matéria!

Enfim, Gilgamesh me deixou surpreendentemente espantada, é a prova de que neste baú de animes antigos ainda há muita qualidade a ser desvendada, é uma obra para se ver com a mente bem aberta ou levará uns bons tapas no final, aquelas mortes deviam estar em vários TOP 10 de Mortes mais Marcantes. Para que curte um bom anime sci-fi, cheio de horror, já tem o seu próximo anime para a lista.

Se você curtiu a indicação, tem algum anime que acha que devia estar aqui, deixe o seu comentário! E compartilhe com os amiguinhos…

Confira a opening Crazy 4 You: