Eu sinceramente não entendi o grande sucesso que Flappy Bird fez nesses últimos dias. Após ter sido tirado do ar mesmo rendendo alguns milhares de dólares diários ao seu criador, segundo ele, por motivos pessoas – e a gente finge que acredita não ter sido por problemas legais com a Nintendo por usarem os canos verdes presentes nos jogos do Super Mario – os aparelhos contendo o jogo estão valendo uma boa quantia em dinheiro em algumas lojas online por ai…

Mas aproveitando esse estouro, resolvi revisitar alguns outros jogos de celular e redes sociais que se memetizaram há algum tempo. Tendo eles como diferença o fato de possuírem uma jogabilidade bem mais trabalhada e temas muito mais interessantes que um pássaro igual a um peixe que fica caindo e tem que passar por canos sem bater.

Vamos lá.

Song Pop

Fazendo um sucesso estrondoso há alguns anos atrás, nesse game de Facebook tínhamos que batalhar contra os outros usuários usando a memória e o raciocínio em grande velocidade, para identificar quem cantava a música tocada ou o nome da mesma em um quadro com algumas opções. Conforme íamos ganhando mais pontos, novas playlists eram liberadas.

Colheita Feliz

Diretamente dos bons tempos de Orkut, nesse jogo cuidávamos de uma pequena horta, onde eram plantadas as mais variadas coisas, como legumes, verduras, chocolate, caviar… Era necessário regar e colher, sendo um trabalho diário e viciante.

Fruit Ninja

Ideal para aparelhos telefônicos touch screen e tablets, nesse animado jogo deveríamos cortar as frutas que apareciam na tela, tomando cuidado com algumas armadilhas e conseguindo alguns efeitos especiais com frutos dourados e congelados.

Dragon City

Indo pela mesma linha de cuidado diário presente na Colheita Feliz, aqui tinham ilhas onde poderíamos chocar vários dragões, depois cruzá-los e criar outros bem diferentes, ai cruzá-los e criar mais alguns diferentes. Foi uma grande febre, com inúmeros sites e blogs criando tutoriais de como conseguir chocar dragões mais raros.

Havia dentro dele também inúmeros eventos, com mais criaturas exclusivas dentro deles. Fora a interatividade com alguns outros jogos, cujo os quais ao conseguir certos níveis abriam novos ovos dentro da Dragon City.

Candy Crush Saga

O ultimo sucesso antes de Flappy Bird. Tendo como base uma plataforma já manjada em jogos de celulares, onde deve-se juntar uma coisa igual com outra formando uma fila de três ou mais, nesse caso, um doce brilhante. O mais bacana nele são alguns dos efeitos ao juntar diferentes doces especiais.

Fora isso, também não entendi o grande sucesso que fez, pois as fazes acabam sendo uma grande repetição ao longo do tempo.

Angry Birds

O mais legal de todos. Eis que um dia alguém pensa em arremessar passarinhos fofos em construções de porcos que roubaram seus ovos. O resultado é esse viciante, empolgante e incrível jogo. A febre foi tanta que um desenho animado foi criado para a série. Depois surgiram algumas variações, como o delicioso Angry Birds no Espaço e também uma versão com as aves do longa metragem animado Rio.

Por favor, desenvolvedores, sejam criativos dessa forma ao planejarem os próximos minigames que irão circular por ai.