A banda cali∦gari lançou na penúltima semana de junho o seu 16º álbum, e você já pode escutar todas as faixas nas principais plataformas de streaming de música. 

A banda, criada em 1993, segue o estilo de arte e música japonês ero guro, contração das palavras inglesas erotic e grotesque (erótico e grotesco). A banda faz parte do estilo visual kei e em 2003 teve suas atividades encerradas.

Foi só em 2009, sob uma nova gravadora e com apenas três membros fixos restantes, que a banda voltou a ativa com Ao Sakurai (guitarra), Kenjirō Murai (baixo) e Shūji Ishii (vocal).

A banda cali∦gari foi criada pelo guitarrista Ao, e o nome é inspirado no filme O Gabinete do Doutor Caligari, filme alemão de 1919. Dentre as singularidades da banda estão as maquiagens e roupas fora do convencional, camisinhas nos CDs, participações inusitadas nos palcos e até mesmo uma pesquisa sobre necrofilia com estudantes colegiais no CD do single Kimi ga Saku Yama (a título de curiosidade: 42% responderam “não”, 29% responderam “sim”, 19% ficaram indecisos e 10% não responderam).

O novo álbum conta com a participação do baterista Hiroshi Sasabuchi (ex-Plastic Tree), de Yūji Nakanishi (Hector) e de Wataru Kamiryō (SOFT BALLET).

Curiosidade extra: os álbuns da cali∦gari não têm nome e são indicados apenas pelo número.

Escute agora uma das faixas do álbum:

cali∦gari – Ginga Tetsudō no Yoru