E aí que, enfim, foi confirmado que a Gu Hara, a Seungyeon e a Gyuri deixarão a gravadora DSP Media nesse ano. Logo, é o fim do KARA, uma das maiores girl bands orientais de todos os tempos.

Para quem não sabe da história, entre idas e vindas, em seu auge a banda era composta por cinco garotas. Entretanto, no início de 2014, a Nicole e a JiYoung romperam seus contratos. Após isso, houve um reality show chamado Kara Project, onde uma nova menina seria escolhida para entrar na banda, culminando no debut da Youngji na faixa Mamma Mia.

A DSP emitiu um comunicado oficial recentemente, deixando margem para dúvidas se a banda deixará de existir ou seguirá apenas com a Youngji e sem nenhuma das componentes originais:

“As três que estiveram com a DSP Media por nove anos e dividiram o agridoce da vida junto da agência, Gyuri, Seungyeon e Hara, tiveram seus contratos encerrados no dia 15 de Janeiro. Elas decidiram imergir em atividades num campo diferente, possibilitando crescimento pessoal. A agência irá generosamente apoiar o desejo delas e torce pelo melhor para as três no futuro… quanto a YoungJi, ela mostrará um lado ainda melhor seu como artista de nossa companhia. Ela trabalhará resilientemente e nós faremos nosso melhor para auxiliar YoungJi em seu crescimento pessoal. Finalmente, nós sinceramente agradecemos nossos fãs, que sempre deram seu generoso amor e apoio para Gyuri, Seungyeon e Hara nos últimos nove anos, e nós pedimos por muito apoio para as integrantes também no futuro por vir.”

Já estão rolando notícias de que a Gu Hara assinou com uma gravadora menor para continuar com sua carreira solo e que, possivelmente, a Gyuri está negociando com a SM Entertainment (SNSD, Red Velvet, Super Junior, SHINee) para futuros trabalhos.

Vale lembrar que ambas lançaram material solo no ano passado, sendo Choco Chip Coockies um R&B gostosinho da Hara e From the Airport um Rock/Eletrônico da Gyuri em parceria com uma banda indie lá da Coreia.

Entretanto, só uma coisa é fato: o KARA que conhecemos e acompanhamos há quase uma década acabou. Nem vou entrar no âmbito de discutir os supostos motivos delas não terem renovado contrato com sua gravadora, já que ninguém deve ser obrigado a continuar num ambiente de trabalho onde não está satisfeito. Prefiro me concentrar em ouvir o legado deixado por elas. Por isso, resolvi reunir aqui uma lista com os meus 10 singles favoritos do grupo em ordem de preferência.

Confiram…

10º) Cupid (2015)

Haters irão me odiar, mas não tenho como não colocar o último single lançado por elas nessa lista. Cupid foi uma das minhas canções favoritas do ano passado, com um refrão duplo e um instrumental que remete muito aos trabalhos da Madonna com o produtor William Orbit. É uma bateria que vai marcando todo o compasso até que exploda num som distorcido “futurista” de teclado que é bem característico da banda.

Uma pena o grupo ter se separado, mas que bom que o final foi nesse nível…

 

9º) We're With You Full (2010)

Não sou tão fã do trabalho do KARA no Japão, visto eu não ter muita tolerância com faixas adaptadas do coreano para a língua nipônica – salvo poucas exceções, é como se os versos nunca se encaixassem – e boa parte do seu material inédito voltado especificamente para esse público não ser muito coerente com o que elas faziam no original.

We’re With You Full, embora seja em coreano, traz bem a estética que elas gostavam de passar na Terra do Sol Nascente, muito por isso ter sido lançado bem na época em que elas estavam começando a explodir pela Ásia. É Kawaii, mas, ao mesmo tempo, é um synthpop repleto de guitarras.

Resumindo, é tudo o que os grupos AKB48 tentam fazer, mas não conseguem com a mesma qualidade…

 

8º) Step (2011)

Provavelmente, esse é o maior sucesso internacional delas. Step é uma daquelas faixas que tocaram bastante na era de ouro do K-Pop, quando o mundo inteiro começou a olhar para a cena musical coreana. De fato, é “som assinatura” da banda. Teclados cheios de efeitos, Dance que remete ao “futuro do passado” muito feito nos anos 80 e guitarras bem evidentes. Não há o que reclamar.

Sugiro escutarem junto com Bubble Pop, da HyunA, Hot Summer, do F(x) e The Boys, do Girls’ Generation, apenas pelo efeito nostalgia…

 

7º) Mister (2009)

Se em 2011 elas conseguiram mostrar para o mundo qual a sua identidade sonora com Step, dois anos antes, ao lançarem Mister, a Coreia do Sul já sabia disso. Assim como a faixa anterior, elas nos mostram aqui um Dance com cara de viagem espacial, cujo foco brilha sobre os teclados e as guitarras…

 

6º) Secret World (2007)

A promoção do grupo ao debutarem em 2007 teve três faixas gostosinhas que não se parecem em nada com os maiores hits da carreira dessas meninas. A minha favorita dessa fase de trevas onde elas eram um quarteto sem a Gu Hara é Secret World.

É meio TLC, meio Destiny’s Child, meio Pepe e Nenem com aquilo de ser R&B e Hip Hop ao mesmo tempo. O que não faz com que deixe de ser maravilhosa, sendo apenas… Diferente.

 

5º) Mamma Mia (2014)

Melhor música do KARA como um quarteto. Tudo bem que a menina que elas selecionaram no Reality Show não fala duas palavras aqui, mas, ainda assim, foi um ótimo comeback para um grupo que, na época, todos esperavam que fosse acabar.

Seja por toda a aura Disco, pela extrema energia, pelo refrão sensacional e grudento, Mamma Mia foi um ótimo motivo para os fãs acreditarem na KARA por mais dois anos…

 

4º) Jumping (2010)

Amo quando grupos Pop mergulham tanto na música eletrônica que acabam soando como trilhas sonoras de fases de videogame. Jumping é a segunda melhor delas nessa pegada.

A música encanta tanto por sua base eletropop quanto por seus versos. Uma boa pedida para quem é fã de grupos mais maduros…

 

3º) Damaged Lady (2013)

Damaged Lady é uma das melhores faixas do KARA em todos os tempos, por isso a escolhi para abrir o top 3.

A faixa vai crescendo com versos pausados e um instrumental contido, até que estoura num refrão possesso de guitarras reverberadas. É tudo tão explosivo que precisei ouvir a canção umas cinco vezes até entender cada pedaço de tão claustrofóbico que isso é…

 

2º) Wanna (2009)

Melhor single retrô do grupo. Tudo soa como uma trilha de filme policial de 30 anos atrás de tão sombrio e "mecânico" que é todo o resultado final entregue.

Sério, tentem imaginar isso de fundo numa cena com, sei lá, o Robocop explodindo tudo. É, no mínimo, apoteótico…

 

1º) Pandora (2012)

Essa é não só a minha música favorita do KARA, como também um dos meus K-Pops favoritos de todos os tempos. Sempre que apresento alguns artistas coreanos para colegas que ainda não tiveram contato com essa cena musical, Pandora está entre os MVs escolhidos.

É uma mistura bisonha de teclado, piano, instrumentos de cordas e guitarras onde tudo soa como uma fase final de RPG no Super Nintendo. Sim, lembra Chrono Trigger, Zelda, Final Fantasy…

Como eu comentei, particularmente, não gosto da discografia japonesa do KARA, então optei por destacar apenas faixas coreanas.

Bom, essa é a minha opinião. Concordam? Discordam? Compartilhem também suas músicas favoritas.