Você já se emocionou com uma música que tocou em um momento marcante de um anime? Você já se arrepiou com uma melodia que acompanhou uma cena de ação ou de drama? Você já se surpreendeu com uma canção que revelou algo sobre um personagem ou sobre a história?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, então você sabe o que é uma insert song. Uma insert song é uma música que é inserida em um episódio de um anime, mas que não necessariamente faz parte da abertura ou do encerramento. Uma insert song tem o poder de realçar a atmosfera, o clima e a emoção de uma cena, criando uma conexão entre o espectador e a obra.

Existem muitas insert songs memoráveis nos animes, mas quais são as melhores? Essa é uma questão difícil de responder, pois depende do gosto e do critério de cada um. Por isso, eu resolvi fazer uma lista baseada na minha própria pesquisa e opinião, sem pretender ser definitiva ou absoluta.

Deixo aqui o aviso de que spoilers neste artigo!

10. Kevin Penkin – Hanezeve Caradhina (Made in Abyss)

Made in Abyss conta a história de Riko, uma órfã que sonha em explorar o Abismo, um lugar misterioso e perigoso cheio de relíquias e criaturas fantásticas. Em sua jornada, ela conta com a ajuda de Reg, um robô humanoide que ela encontrou no Abismo.

Hanezeve Caradhina toca no episódio 10 do anime, quando Riko e Reg chegam ao quarto nível do Abismo, chamado de A Campina Dourada. A música é composta por Kevin Penkin e cantada por Takeshi Saitō e Nao Tōyama. A letra é em uma língua imaginária e tem um tom místico e encantador.

A música combina perfeitamente com a beleza e a magia do cenário, mostrando a admiração e a curiosidade dos protagonistas pelo Abismo. Ao mesmo tempo, a música também transmite uma sensação de mistério e perigo, sugerindo que nem tudo é tão pacífico quanto parece.

9. Aya Hirano – God Knows… (Suzumiya Haruhi no Yūutsu)

Suzumiya Haruhi no Yūutsu gira em torno de Haruhi Suzumiya, uma garota que tem o poder inconsciente de alterar a realidade conforme seus desejos. Ela forma um clube escolar chamado SOS Dan, junto com Kyon, seu colega cético, e outros três membros que escondem suas verdadeiras identidades sobrenaturais.

God Knows… toca no episódio 12 do anime, quando Haruhi substitui a vocalista de uma banda amadora em um festival cultural. A música é composta por Satoru Kōsaki e cantada por Aya Hirano, a dubladora de Haruhi. A letra expressa os sentimentos de Haruhi em relação a Kyon.

A música é uma poderosa canção de rock que mostra o talento e a personalidade de Haruhi, que surpreende a todos com sua performance. A música também tem um significado especial para a trama, pois representa um momento de crise existencial para Haruhi, que começa a questionar sua própria realidade.

8. Arianne Schreiber – Komm, süsser Tod (The End of Evangelion)

Neon Genesis Evangelion narra a história de Shinji Ikari, um adolescente que é recrutado para pilotar um robô gigante chamado Evangelion, para combater seres monstruosos chamados Anjos, que ameaçam a humanidade. O anime explora temas como psicologia, religião, filosofia e existencialismo.

Komm, süsser Tod toca no filme The End of Evangelion, que é uma continuação alternativa do anime. A música é composta por Shirō Sagisu e cantada por Arianne Schreiber. A letra é em inglês e tem um tom melancólico e suicida.

A música acompanha uma cena apocalíptica, em que o Projeto de Instrumentalidade Humana é iniciado, causando a fusão de todas as almas humanas em uma única entidade. A música contrasta com as imagens de horror e violência, criando um efeito irônico e perturbador.

7. J. A. Seazer – Zettai Unmei Mokushiroku (Shōjo Kakumei Utena)

Shōjo Kakumei Utena segue as aventuras de Utena Tenjō, uma garota que se veste de príncipe e que deseja revolucionar o mundo. Ela se envolve em uma série de duelos pela posse da Noiva da Rosa, Anthy Himemiya, uma garota misteriosa que tem o poder de conceder o milagre da revolução. O anime explora temas como identidade, sexualidade, amadurecimento e subversão.

Zettai Unmei Mokushiroku toca em vários episódios do anime, sempre que os personagens duelam pela posse da Noiva da Rosa. A música é composta por J. A. Seazer e cantada por um coral. A letra tem um tom de ironia e surrealismo, misturando referências bíblicas, mitológicas e históricas.

A música é uma obra-prima que combina a originalidade e a criatividade de Seazer com a estética e a simbologia de Utena. A música também representa a dualidade dos personagens e da história, que misturam inocência e corrupção, idealismo e realismo, amor e ódio.

6. Girls Dead Monster – My Song (Angel Beats!)

Angel Beats! se passa em uma espécie de purgatório, onde um grupo de jovens que morreram com arrependimentos tenta resistir ao destino imposto por Deus. Eles formam uma organização chamada Frente de Batalha Escolar (SSS), liderada por Yuri Nakamura, e lutam contra os anjos que querem fazer com que eles reencarnem.

My Song toca no episódio 3 do anime, quando a personagem Iwasawa canta sua música original em um show de sua banda, Girls Dead Monster. A música é composta por Jun Maeda e cantada por Marina, a dubladora de Iwasawa. A letra fala sobre a vida e os sonhos de Iwasawa, que sofreu com a violência doméstica e a perda de sua voz.

A música é uma canção de rock emocionante e tocante, que mostra o talento e a personalidade de Iwasawa, que usa a música como uma forma de expressar seus sentimentos e de resistir ao destino. A música também tem um significado especial para a história, pois representa o último desejo de Iwasawa antes de desaparecer.

5. Tarantula feat. Yuri Kasahara – Libera Me from Hell (Tengen Toppa Gurren-Lagann)

Tengen Toppa Gurren-Lagann narra a aventura épica de Simon e Kamina, dois jovens que vivem em uma aldeia subterrânea e que decidem ir à superfície para enfrentar os inimigos que oprimem a humanidade. Eles usam robôs gigantes chamados Gunmen, que são controlados por brocas espirais.

Libera Me from Hell toca no episódio 25 do anime, quando o líder da resistência humana, Simon, é libertado da prisão por seus amigos e se prepara para a batalha final contra o Anti-Espiral, uma entidade cósmica que quer destruir a evolução espiral. A música é composta por Taku Iwasaki e cantada por Tarantula e Yuri Kasahara. A letra é uma mistura de rap em inglês e ópera em latim.

A música é uma obra-prima que combina dois estilos musicais opostos, criando uma atmosfera de tensão e esperança. A música também representa a dualidade dos personagens e da história, que misturam comédia e tragédia, realidade e fantasia, razão e emoção.

4. Mika Kobayashi feat. David Whitaker – Before My Body Is Dry (Kill la Kill)

Kill la Kill conta a história de Ryūko Matoi, uma estudante rebelde que busca vingança pela morte de seu pai. Ela chega à Academia Honnōji, uma escola dominada pela tirânica Satsuki Kiryūin e seus subordinados, que usam uniformes especiais chamados Goku Uniforms, que lhes dão poderes sobrenaturais. Ryūko encontra um uniforme semelhante, mas vivo, chamado Senketsu, que se torna seu aliado na luta contra Satsuki.

Before My Body Is Dry toca em vários episódios do anime, sempre que Ryūko ativa o modo Kamui de Senketsu, aumentando seu poder e sua exposição. A música é composta por Hiroyuki Sawano e cantada por Mika Kobayashi. A letra tem um tom de desafio e determinação.

A música é uma canção de rock eletrônico que transmite a energia e a personalidade de Ryūko, que não se intimida com seus inimigos nem com sua roupa reveladora. A música também tem um refrão marcante, que diz “Don’t lose your way“, incentivando Ryūko a seguir seu caminho.

3. Yūki Hayashi – You Say Run (Boku no Hero Academia)

Boku no Hero Academia se passa em um mundo onde a maioria das pessoas possui superpoderes chamados Quirks. O protagonista é Izuku Midoriya, um garoto que nasceu sem um Quirk, mas que sonha em se tornar um herói. Ele recebe o Quirk do maior herói do mundo, All Might, e entra para a prestigiosa escola U.A., onde ele treina e enfrenta vilões junto com seus colegas.

You Say Run toca em vários episódios do anime, sempre que os personagens realizam feitos heroicos ou superam seus limites. A música é composta por Yūki Hayashi e é instrumental. A música tem um ritmo acelerado e empolgante, com elementos de rock e orquestra.

A música é uma trilha sonora perfeita para as cenas de ação e emoção do anime, que mostram o crescimento e o potencial dos personagens. A música também inspira o espectador a torcer pelos heróis e a sentir sua adrenalina.

2. Cyua – Vogel im Käfig (Shingeki no Kyojin)

Shingeki no Kyojin narra a luta da humanidade contra os Titãs, seres gigantescos que devoram as pessoas sem motivo aparente. Os humanos vivem dentro de muralhas gigantes para se protegerem dos Titãs, mas sua paz é abalada quando um Titã Colossal aparece e destrói uma das muralhas. O protagonista é Eren Yeager, um garoto que testemunha a morte de sua mãe pelos Titãs e que jura exterminá-los.

Vogel im Käfig toca no episódio 7 do anime, quando Eren se transforma em um Titã pela primeira vez, para salvar seus amigos de serem devorados pelos Titãs. A música é composta por Hiroyuki Sawano e cantada por Cyua. A letra é em alemão e tem um tom de tragédia e esperança.

A música é uma obra-prima que combina a intensidade e a beleza da voz de Cyua com a orquestração épica de Sawano. A música cria uma atmosfera de choque e surpresa, ao mesmo tempo que revela um novo aspecto da história e do protagonista. A música também tem um significado simbólico, pois o título significa “Pássaro na Gaiola”, uma metáfora para a situação dos humanos e dos Titãs.

1. Shōgo Yano – Fuyu no Hanashi (Given)

Given conta a história de quatro garotos que formam uma banda de rock. O protagonista é Ritsuka Uenoyama, um guitarrista que se apaixona por Mafuyu Satō, um vocalista que carrega um trauma do passado. O anime explora temas como música, amor, amizade e superação.

Fuyu no Hanashi toca no episódio 9 do anime, quando Mafuyu canta pela primeira vez em um show de sua banda. A música é composta por centimillimental e cantada por Shōgo Yano, o dublador de Mafuyu. A letra fala sobre os sentimentos de Mafuyu em relação ao seu falecido namorado Yuki, que morreu em um acidente.

A música é uma canção de rock emocionante e cativante, que mostra o talento e a personalidade de Mafuyu, que surpreende a todos com sua voz e sua expressão. A música também tem um significado especial para a história, pois representa um momento de libertação e de confissão para Mafuyu, que finalmente consegue colocar para fora sua dor e seu amor.


E assim termina a minha lista das dez melhores insert songs de anime. Eu espero que você tenha gostado da minha matéria e que tenha se interessado pelas músicas e pelos animes que eu mencionei. Se você quiser ouvir as músicas ou assistir aos animes, você pode assistir aos vídeos que ilustram as posições.

Eu também gostaria de saber a sua opinião sobre a minha lista. Você concorda com as minhas escolhas? Você tem alguma sugestão ou crítica? Por favor, deixe o seu comentário!