Não há dúvida de que os animes são uma forma de arte admirável e fascinante. Eles combinam imagens, sons e narrativas de modo a criar mundos fantásticos e personagens cativantes. Mas o que seria de um anime sem uma boa abertura? A abertura é a porta de entrada para o universo do anime, é o convite para o espectador mergulhar na história que vai se desenrolar. É também uma oportunidade para os criadores mostrarem sua criatividade e seu talento, usando técnicas visuais e musicais que chamam a atenção e despertam o interesse.

Mas quais são as melhores aberturas de anime? Essa é uma questão difícil e subjetiva, pois depende do gosto pessoal de cada um. No entanto, eu me atrevo a fazer uma lista das dez aberturas que mais me agradaram e impressionaram ao longo dos anos. Não pretendo ser definitiva nem imparcial, apenas expressar minha opinião sincera e modesta. Peço perdão aos leitores se não incluí alguma abertura que eles consideram superior ou se incluí alguma que eles consideram inferior. Afinal, como disse o sábio Salomão: “Tudo é vaidade debaixo do Sol”.

Sem mais delongas, eis a minha lista das dez melhores aberturas de anime:

10. Nightmare – The World (Death Note)

Começo com uma abertura que me causou um misto de espanto e admiração quando a vi pela primeira vez. Trata-se da primeira abertura do anime Death Note, baseado no mangá homônimo de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata. A música é da banda japonesa Nightmare, e se chama The World. Ela combina perfeitamente com o clima sombrio e tenso do anime, que narra a história de um jovem estudante que encontra um caderno sobrenatural que pode matar qualquer pessoa cujo nome seja escrito nele. A abertura mostra cenas rápidas e impactantes dos personagens principais, alternando entre cores vivas e escuras, criando um contraste entre luz e trevas. O ritmo acelerado da música acompanha a velocidade das imagens, transmitindo uma sensação de urgência e perigo. A letra da música também faz referência ao tema central do anime: o poder da vida e da morte.

9. The Seatbelts – Tank! (Cowboy Bebop)

Passo agora para uma abertura que me encantou pela sua originalidade e elegância. Trata-se da única abertura do anime Cowboy Bebop, dirigido por Shin’ichirō Watanabe e produzido pelo estúdio Sunrise. A música é uma composição instrumental da renomada Yōko Kanno, e se chama Tank!. Ela é inspirada no jazz dos anos 1940 e 1950 e tem uma melodia envolvente e contagiante. A abertura mostra cenas estilizadas dos personagens principais, que são caçadores de recompensas espaciais no ano 2071. As cenas são apresentadas como se fossem créditos de um filme noir ou de um western, com fontes retrô e cores vibrantes. A abertura tem um charme irresistível e uma atmosfera nostálgica, remetendo aos clássicos do cinema americano.

8. Yui – Again (Fullmetal Alchemist: Brotherhood)

https://www.youtube.com/watch?v=ShEAiFqkY0E

Continuo com uma abertura que me emocionou pela sua beleza e profundidade. Trata-se da primeira abertura do anime Fullmetal Alchemist: Brotherhood, baseado no mangá homônimo de Hiromu Arakawa. A música é da cantora japonesa Yui, e se chama Again. Ela tem uma melodia suave e delicada, mas também forte e expressiva. A letra da música fala sobre recomeçar depois de perder algo importante, o que se relaciona com a história dos irmãos Edward e Alphonse Elric, que tentam recuperar seus corpos depois de uma transmutação alquímica fracassada. A abertura mostra cenas dos personagens principais em diferentes momentos de suas vidas, alternando entre passado e presente, felicidade e tristeza, esperança e desespero. A abertura é uma obra-prima de animação e de emoção, que capta a essência do anime, que é uma jornada de redenção e de amor fraterno.

7. Ikimonogakari – Blue Bird (Naruto Shippūden)

Sigo com uma abertura que me surpreendeu pela sua leveza e alegria. Trata-se da terceira abertura do anime Naruto Shippūden, baseado no mangá homônimo de Masashi Kishimoto. A música é da banda japonesa Ikimonogakari, e se chama Blue Bird. Ela tem uma melodia agradável e animada, que transmite uma sensação de liberdade e de otimismo. A letra da música fala sobre voar em busca dos sonhos, o que se relaciona com a história do protagonista Naruto Uzumaki, que quer se tornar o líder de sua vila ninja. A abertura mostra cenas dos personagens principais em suas missões e aventuras, destacando seus laços de amizade e de rivalidade. A abertura tem um tom divertido e inspirador, que reflete o espírito do anime, que é uma mistura de ação e comédia.

6. Yōko Takahashi – Zankoku na Tenshi no These (Neon Genesis Evangelion)

Avanço para uma abertura que me marcou pela sua complexidade e originalidade. Trata-se da única abertura do anime Neon Genesis Evangelion, dirigido por Hideaki Anno e produzido pelo estúdio Gainax. A música é da cantora japonesa Yōko Takahashi, e se chama Zankoku na Tenshi no These. Ela tem uma melodia vibrante e épica, que contrasta com a letra da música, que fala sobre o destino trágico da humanidade. A letra da música faz alusão à mitologia judaico-cristã e à psicanálise freudiana, o que se relaciona com a história do anime, que envolve uma guerra entre seres humanos e criaturas chamadas Anjos, que ameaçam provocar o fim do mundo. A abertura mostra cenas dos personagens principais, que são adolescentes recrutados para pilotar robôs gigantes chamados Evangelions, que são a única esperança contra os Anjos. A abertura também mostra símbolos religiosos, científicos e filosóficos, que sugerem os temas profundos e controversos do anime.

5. Hiroshi Kitadani – We Are! (One Piece)

Chego à metade da minha lista com uma abertura que me conquistou pela sua simplicidade e diversão. Trata-se da primeira abertura do anime One Piece, baseado no mangá homônimo de Eiichirō Oda. A música é cantada por Hiroshi Kitadani e se chama We Are!. Ela tem uma melodia contagiante e divertida, que transmite uma sensação de aventura e de amizade. A letra da música fala sobre viajar pelo mundo em busca de um tesouro lendário, o que se relaciona com a história do protagonista Monkey D. Luffy, que quer se tornar o rei dos piratas. A abertura mostra cenas dos personagens principais em seu navio, o Going Merry, navegando pelos mares e enfrentando diversos perigos e inimigos. A abertura tem um tom descontraído e empolgante, que reflete o espírito do anime, que é uma celebração da liberdade e da camaradagem.

4. Linked Horizon – Guren no Yumiya (Shingeki no Kyojin)

https://www.youtube.com/watch?v=FIDW1piKfI4

Prossigo com uma abertura que me impressionou pela sua intensidade e dramaticidade. Trata-se da primeira abertura do anime Shingeki no Kyojin, baseado no mangá homônimo de Hajime Isayama. A música é da “banda de um homem só” Linked Horizon e se chama Guren no Yumiya. Ela tem uma melodia poderosa e épica, que combina elementos de rock e de música clássica. A letra da música fala sobre a luta pela sobrevivência e pela liberdade, o que se relaciona com a história do anime, que se passa em um mundo onde os seres humanos vivem cercados por muralhas para se protegerem de criaturas gigantes e devoradoras de carne humana, chamadas Titãs. A abertura mostra cenas dos personagens principais, que fazem parte de uma tropa militar que combate os Titãs usando equipamentos especiais que permitem se movimentar no ar. A abertura também mostra cenas de violência e de sangue, que evidenciam o horror e o desespero da situação. A abertura é uma obra-prima de animação e de música, que capta a essência do anime, que é uma mistura de ação e de terror.

3. Nujabes feat. Shing02 – Battlecry (Samurai Champloo)

Aproximo-me do fim da minha lista com uma abertura que me seduziu pela sua originalidade e elegância. Trata-se da única abertura do anime Samurai Champloo, dirigido por Shin’ichirō Watanabe e produzido pelo estúdio Manglobe. A música é do rapper japonês Nujabes, em parceria com o rapper Shing02, e se chama Battlecry. Ela tem uma melodia envolvente e sofisticada, que mistura elementos de hip hop e de música tradicional japonesa. A letra da música fala sobre a busca pelo sentido da vida e pelo destino, o que se relaciona com a história do anime, que narra as aventuras de três personagens que viajam pelo Japão feudal em busca de um samurai misterioso. A abertura mostra cenas dos personagens principais, que são dois samurais com estilos opostos e uma garota teimosa e divertida. A abertura também mostra cenas de lutas e de paisagens, que contrastam entre o antigo e o moderno. A abertura tem um charme irresistível e uma atmosfera única, que reflete o espírito do anime, que é uma fusão de história e de cultura.

2. Kanako Itō – Hacking to the Gate (Steins;Gate)

https://www.youtube.com/watch?v=dd7BILZcYAY

Chego à medalha de prata da minha lista com uma abertura que me fascinou pela sua complexidade e profundidade. Trata-se da única abertura do anime Steins;Gate, baseado na visual novel homônima da 5pb. e da Nitroplus. A música é da cantora japonesa Kanako Itō, e se chama Hacking to the Gate. Ela tem uma melodia vibrante e misteriosa, que transmite uma sensação de suspense e de aventura. A letra da música fala sobre a manipulação do tempo e do espaço, o que se relaciona com a história do anime, que gira em torno de um grupo de jovens cientistas que descobrem como enviar mensagens para o passado usando um micro-ondas modificado. A abertura mostra cenas dos personagens principais, que se envolvem em uma conspiração envolvendo uma organização secreta e uma máquina do tempo. A abertura também mostra símbolos científicos, históricos e culturais, que sugerem os temas complexos e intrigantes do anime.

1. Goose House – Hikaru Nara (Shigatsu wa Kimi no Uso)

https://www.youtube.com/watch?v=qB3xiCUlqvs

Finalmente, chego à primeira posição da minha lista com uma abertura que me arrebatou pela sua beleza e emoção. Trata-se da primeira abertura do anime Shigatsu wa Kimi no Uso, baseado no mangá homônimo de Naoshi Arakawa. A música é da banda japonesa Goose House e se chama Hikaru Nara. Ela tem uma melodia suave e delicada, mas também forte e expressiva. A letra da música fala sobre o amor e a música, o que se relaciona com a história do anime, que conta a história de um pianista prodígio que perdeu a vontade de tocar depois da morte de sua mãe, e de uma violinista talentosa e alegre que muda sua vida. A abertura mostra cenas dos personagens principais, que se apaixonam e se inspiram mutuamente através da música. A abertura também mostra cenas de flores e de cores, que simbolizam a beleza e a efemeridade da vida. A abertura é uma obra-prima de animação e de música, que capta a essência do anime, que é uma mistura de romance e de drama.


E assim termino a minha lista das dez melhores aberturas de anime! Espero que você tenha gostado e que tenha se interessado por algum desses animes. Eu confesso que foi difícil escolher apenas dez entre tantas aberturas maravilhosas que existem. Mas eu tentei ser justa e coerente com os meus critérios, que foram baseados na qualidade da música, da animação e da relação com o anime. Se você discorda da minha lista ou se tem alguma sugestão, fique à vontade para comentar. Eu ficarei feliz em ouvir sua opinião!

Obrigada pela sua atenção, e até a próxima!