por Darvog*

O que é Battle Chef Brigade?

Em essência o jogo trata de uma competição de caça e cozinha num universo de fantasia. Você combate monstros e os cozinha numa disputa gastronômica. Isso mesmo, Combate e Cozinha. Uma mistura de Shokugeki no Souma com Toriko.

Pode ser contraintuitivo que essas mecânicas façam um jogo interessante ou divertido, mas acredite em mim, o jogo é muito bem construído e pode proporcionar umas boas horas de jogatina.

A História do jogo se passa em Victusia, e foca na história de Mina, uma humana, permitindo também que você jogue com um orc chamado Thrash. Ambos participam de uma competição de culinária que vai permitir seu ingresso na elite da cozinha: a Battle Chef Brigade.

Os membros dessa organização são conhecidos por serem excelentes caçadores capazes de transformar seus inimigos destruídos em pratos elaborados das mais diversas ordens. O jogo então mistura o combate de plataforma, com mini-games de “combinar três” para a cozinha.

Como essas duas mecânicas se encaixam no jogo?

Vários jogos se sentem na obrigação de inovar a cada título lançado, e normalmente fazem isso estabelecendo mecânicas novas, criando cenários nunca antes explorados, utilizando de gráficos modernos e realistas, ou proporcionando níveis de ação intensos e frenéticos.

Outras vezes, seus desenvolvedores optam por agregar diferentes estilos já consolidados e amarram suas diferentes mecânicas, seja com a narrativa, seja com o estilo visual. Battle Chef Brigade é um título que faz exatamente isso.

Dentro do jogo as mecânicas de combate e a cozinha não estão separados um do outro. Desempenhar essas duas tarefas ao mesmo tempo não passa a sensação de que são duas coisas desconectadas. Muito pelo contrário: seu espaço limitado de inventário e o curto tempo para o preparo dos pratos, fazem as suas aventuras serem uma rápida ida e vinda da natureza selvagem para a cozinha.

Apesar de ter um repertório de movimentos decente, o combate não é intrincado e complexo, fazendo com que a experiência de caçar os monstros (ehh digo, ingredientes), seja muito difícil. A dificuldade no jogo se dá, justamente, em correr contra o relógio para preparar seus pratos no tempo certo.

Quanto mais você joga, mais você assimila as duas mecânicas. Ao caminhar na natureza atrás de ingredientes, sua mente está focada nas panelas que você deixou cozinhando e enquanto você cozinha seus pratos, você pensa em onde encontrar os materiais para complementá-los.

Tanto a exploração quanto a mecânica de cozinha, são firmemente amarrados pela narrativa e pela sua excelente arte desenhada à mão no mais fino estilo de anime. Sua identidade visual é bastante rica. Os contornos têm uma textura como se desenhadas com um lápis e a paleta de cores é leve e confortável aos olhos. Os menus em formato de cardápio de restaurante, os tons levemente pastéis e o contorno suave dos personagens dão à Battle Chef Brigade uma atmosfera consistente de filme do Estúdio Ghibli.

 

O que faz Battle Chef Brigade ser tão relevante?

Além de ser um jogo tão bom e tão divertido? Então, ele foi lançado em 2017, pelo Trinket Studios, e foi o primeiro projeto sério do grupo. Em 2013 o jogo começou a ser produzido e em outubro de 2014 o jogo alcançou o financiamento coletivo no Kickstarter. Foram mais de  três mil pessoas que contribuíram com mais de 100 mil dólares. Esse resultado é bem expressivo e demonstrou quanto o protótipo do jogo já era consistente e apelativo para o público. Sua originalidade e seu sucesso são vistos como um marco para desenvolvedores independentes.

Recentemente o jogo teve uma atualização gratuita para todas as pessoas que já haviam adquirido o título. Hoje, Battle Chef Brigade está disponível no Nintendo Switch, PlayStation 4 e na Steam.

Veredito:

Prós:

  • Design visual sólido e bem construído;
  • Narrativa simples que permite rápido engajamento com a narrativa;
  • Tutoriais são espalhados pelo jogo naturalmente, você não percebe que o jogo estava te induzindo a aprender suas mecânicas;

Contras:

  • O combate pode se tornar repetitivo caso você não tenha interesse pela parte de culinária.
  • As variações de cenário não geram grandes impactos na jogabilidade.
  • A Jogabilidade pode ficar um pouco confusa enquanto você muda rapidamente de tarefas dentro do jogo, mas não é nada que um pouco de treino e costume não resolvam.

Conclusão:

Suas mecânicas são fáceis de aprender, seu controle rápido e responsivo, e a sua arte de ponta, leve e arrojada, fazem de Battle Chef Brigade uma experiência digna de ser jogada. Se você busca um jogo original que se destaca em seu game design e em vários de seus aspectos técnicos. Essa é uma recomendação sólida que me sinto forçado a lhe fazer.

 

Notas

Gameplay: 9.0
Visual: 10
Continuidade: 8.5
Nota final: 9.0

 

————————

* Darvog é redator em treinamento com foco na área de Games.