Yuki era uma bela jovem que morava numa província próxima de Kyoto, sua beleza atraía muitos rapazes, fazendo ela se tornar a jovem mais cobiçada da província. Sua pele era de branco quase pálido e seus cabelos longos e bem escuros. Seus olhos eram tão escuros quanto a noite de um céu sem estrelas.

Certo dia um rapaz vindo de outra província conheceu Yuki e a achou tão bela que fez de tudo para toma-la como esposa. O rapaz era de uma família rica e como a família de Yuki estava passando por dificuldades financeiras, os pais dela aceitaram, desde que o jovem os ajudasse a passar por aquele momento de crise.

Aceitando a condição dos pais, o rapaz se casa com Yuki e rapidamente os dois acabam tendo um filho. Yuki era uma jovem muito introvertida e não demonstrava seus sentimentos o que facilitou os abusos que sofria por seu marido. Sempre que podia, ele maltratava ela e seu filho, como uma forma de mostrar quem “estava no poder”. Não aguentando mais os abusos e ver seu filho sofrer nas mãos do próprio pai, certo dia ela resolveu fugir.

Era um dia escuro, Yuki que carregava seu filho nos braços tentou fugir por uma floresta próxima à província, mas acabou se perdendo dentro da mesma. Ela caminhou por horas tentando encontrar uma saída, mas quanto mais andava mais ficava perdida. Até que o pior aconteceu. Começou a nevar e a cada minuto que se passava ficava mais forte ainda, se transformando numa tempestade.

Vendo que não conseguiria sair daquele lugar, ela começou a procurar um abrigo para conseguir escapar da nevasca. Porém, o máximo que encontrou foi uma caverna bem pequena e como isso era o máximo que iria encontrar naquele momento ela decidiu ficar por ali. Na caverna, ela começou a acariciar seu filho que possuía apenas alguns meses de vida e observou que ele estava começando a ficar muito frio.

A tempestade começou a ficar ainda mais forte e a entrar na caverna, o que fez Yuki abraçar seu filho na tentativa de esquentá-lo e protege-lo. No entanto, ela começou a sentir o cansaço das horas que ficou andando pela floresta e como a nevasca não cessava acabou adormecendo ali mesmo. Dias depois seu marido a encontrou morta na caverna abraçada ao filho também morto.

Essa foi a história que fiquei sabendo após descobrir que o que eu havia encontrado naquele dia era ela. Yuki-Onna, como é chamada pelas pessoas que moram em Kyoto, pode ter morrido, mas ainda vaga pelas florestas perto da cidade para fazer com que mais pessoas tenham a mesma morte que ela. E eu quase fui uma de suas vítimas.

Foi num dos primeiros dias em que comecei a morar em Kyoto. Eu trabalhava em um restaurante em Washiocho e como eu era novo na cidade eu ainda não havia conseguido uma moradia, então eu dormia em um hotel em Muryamacho que não era muito longe do meu emprego e ainda possuía um preço que estava dentro do que eu podia pagar. O meu expediente acabava às 21h e como não era um longo percurso eu voltava para o hotel a pé.

Eu cheguei na cidade bem no fim do outono e na noite do acontecido já era inverno. Naquele ano a estação foi bem rigorosa, lembro que quase todos os dias ventava e nevava muito. Então certo dia eu estava voltando para o hotel a pé, quando começou a nevar muito forte. O hotel era próximo de uma floresta então decidi pegar um atalho através dela para chegar mais rápido.

Não sei porque eu tive essa ideia brilhante, só sei que entrando na floresta eu não conseguia enxergar quase nada e aquele lugar branco por todos lugares por causa da neve só me fez me perder ainda mais. Resultado, eu não conseguia nem sair da floresta, nem chegar ao hotel e a cada momento a nevasca aumentava.

Foi aí que eu a vi. Ela estava com um quimono todo branco, o que a fazia se misturar à neve facilmente, a única coisa que tornava fácil a identificar era seu cabelo escuro. À distância a vi segurando algo nos braços, mas ao me avistar e se aproximar de mim já não estava com mais nada.

Eu estava apavorado e só conseguia escutar a minha respiração pesada. Mas não era algo tão preocupante, já que não havia nada para escutar naquele lugar. Se aproximando de mim ela não tentou se comunicar e ficou somente me analisando, como se eu estivesse com algo que fosse dela. Eu pensei em correr, porém meu medo era tanto que eu não conseguia me mover e, além disso, quem me garantia que eu não ficaria mais perdido ainda?

Por isso, fiquei parado deixando-a me observar até que algum barulho próximo de onde estávamos a distraiu e a fez ir olhar o que era. Para meu alívio ela não retornou e fiquei pensativo sobre o porquê de ela não ter feito nada. Fiquei tão preso aos meus pensamentos que quando me dei conta a nevasca já havia diminuído e assim consegui sair daquele lugar.

Até hoje me pergunto se o que aconteceu foi real ou se foi um sonho. Bom, tão cedo quero descobrir a verdade, só sei que depois daquele dia nunca mais entrei numa floresta em dias de neve e espero nunca ter que fazer isso novamente, pois aquela foi uma experiência muito assustadora.

 

—–

Bem-vindos à mais uma série da coluna Made in Ásia, onde recontarei lendas e fábulas japonesas, espero que tenham gostado da história da Yuki-Onna. Se quiserem conhecer mais sobre ela entre nos links abaixo.

Ah, lembrando que esta não é uma história verdadeira, nem uma das lendas dela. 😉

Até a próxima matéria! O/

 

Mais sobre Yuki-Onna:

Caçadores de Lendas

Mundo-Nipo