A indústria do entretenimento, principalmente no leste asiático, procura sempre passar a imagem de perfeição promovendo bandas que tenham a sonorização perfeita, a “beleza” perfeita e, acima de tudo, o comportamento perfeito. 

O kayfabe é um termo que surgiu na luta livre e é uma regra para manter a plateia envolvida no combate. Significa que, ao entrar no ringue, o lutador precisa manter o seu “personagem” e seguir o storytelling sem se mostrar fora do personagem em nenhum momento. 

O desenho ¡Mucha Lucha! fez parte da infância de muitos e é um grande exemplo de como funciona o kayfabe.

O kayfabe nasceu porque ninguém quer ver uma pessoa comum no ringue… e assim também funciona com os idols japoneses.

É muito comum que, antes do début, os responsáveis pelo grupo ou artista decidam o que ele vai ser e como vai agir. Entretanto, diferente da luta livre, em que só é necessário atuar no ringue, para os idols é diferente, já que devem manter o personagem desde o momento em que começam a carreira até o fim dela.

Um dos casos mais famosos envolvendo polêmicas sobre a suposta personalidade de um idol aconteceu em 2013 com uma membro do AKB48

AKB48, formação de 2013

As meninas do AKB48 são conhecidas por passarem uma imagem de pureza e inocência, tudo para que os fãs possam continuar em uma ilusão de que seria possível ter um relacionamento com sua idol ou que ela nunca vai se relacionar com ninguém.

Em 2013, Minami Minegishi tinha 20 anos e foi flagrada saindo de sua casa pela manhã com um membro de um grupo masculino. Foi “revelado” para os fãs e para a mídia que ele teria passado a noite com a jovem. 

Minami não só foi rebaixada do grupo como também precisou gravar um vídeo de desculpas (disponível no YouTube); além disso, ela raspou a cabeça pela vergonha que causou. Por mais que o ocorrido não seja considerado vergonhoso por nós aqui no ocidente, no Japão ela foi acusada pelos fãs, causando problemas para a empresa e para as outras dezenas de membros do AKB48. 

O vídeo da Minami chorando está disponível no YouTube; por aqui, deixo esta foto após o ocorrido com outras integrantes.

O que você acha sobre toda essa vontade de ser perfeito que as empresas impõem para os seus idols? Conte aqui nos comentários!