As indústrias do k-pop e do j-pop andam juntas em muitos sentidos, e é comum que os fãs transitem entre as culturas. Mas existem muitos aspectos que diferem o pop japonês do coreano; pensando nisso, separamos cinco coisas que são comuns no j-pop, mas incomuns no k-pop

1. As bandas de j-pop não têm rappers

Dentre as bandas coreanas, é comum ter integrantes dedicadas apenas ao rap, mas no j-pop é diferente. Por mais que existam bandas com rappers, é bem mais incomum, e poucas idols são designadas para tal posição.

Melhores raps da banda coreana Twice

2. As idols japonesas não têm uma posição definida

Nas bandas de k-pop, cada integrante recebe uma posição predefinida. Já nos grupos japoneses, não existe posição definida: ocasionalmente existe um líder, mas é bem mais raro do que entre as bandas coreanas. Os fãs de j-pop acabam elegendo alguma integrante para determinada função, entretanto não é algo oficializado.

Curiosidade: a única banda feminina coreana sem uma líder definida é o Blackpink, em que as meninas revezam a liderança entre si.

3. Gravure idols fazem parte dos grupos de j-pop

Para as idols coreanas, é indispensável manter a imagem de boa e pura; é inclusive bastante problemático quando elas namoram ou têm algum comportamento “adulto”. Mas no Japão isso é diferente.

As gravure models são jovens que posam para revistas masculinas (sem nudez, mas com alta sexualização), e é comum que, nos grupos de j-pop, algumas membros sejam gravure idols. Isso, inclusive, é muito positivo para a divulgação do grupo.

4. Débuts de menores de idade

Por mais que idols que debutam com 14 anos seja um assunto controverso na Coreia do Sul, no Japão é comum que algumas idols debutem com dez anos. Um exemplo são as membros do BABYMETAL, que debutaram com dez anos, ou as meninas da Perfume, que debutaram todas com 12 ou 13 anos. 

Por outro lado, a idade máxima para trainees na Coreia do Sul é 20 anos, enquanto que no Japão é de 24 anos.

5. Sistema de graduação e rotatividade

É comum nos grupos de j-pop um sistema de graduação inventado pela empresa mais antiga do setor, a Morning Musume. Nesse sistema, as idols mais velhas do grupo se “graduam” enquanto novas seleções são feitas para que novas membros entrem nos espaços abertos.

Alguns grupos de k-pop adotaram um sistema parecido, mas ainda longe de ser como o j-pop. Alguns exemplos são: 9Muses, AFTER SCHOOL e NCT.


Você conhece mais alguma diferença? Conte para nós aqui nos comentários.