Na verdade esse texto deveria ser publicado daqui a duas semanas ou mesmo mais lá para frente (em maio talvez), mas a emergência de poder tratar o assunto nos leva a antecipar essa discussão.

O ano de 2018 pode ser um ano bem proveitoso para os otaku de todo o Brasil. Para ser mais preciso o mês de julho. Férias de verão, alta temporada para viagens e turismo em geral, o período já está mais do que marcado no imaginário dos fãs brasileiros de animês, mangás e afins. Até o momento serão três mega eventos voltados para o segmento realizados num curto intervalo de tempo. Ao longo da semana alguns desses eventos já tiveram suas atrações divulgadas e devem finalizar o cheklist até o fim de março. Entre os pormenores desse período estão: o clima de novidade aparente e as articulações de datas e atrações.

Dois dos três eventos anunciados serão bem explorados pelo público por questões técnicas. O já tradicional Anime Friends acontece pela primeira vez sobre a responsabilidade da Maru Division após a venda da marca criada pela Yamato Corporation. A Maru Division fez um pré-teste ainda em 2017 com o Ressaca Friends (também vendido) e trouxe o grupo SNOWKEL pela primeira vez ao Brasil. Entre as atrações internacionais daquele evento ainda tivemos a participação de Walter Jones, o ranger preto Zack (Mighty Morphin Power Rangers). Mantendo uma linha ainda fortemente ligada ao público otaku o Ressaca Friends mostrou a cara do que se espera para o Anime Friends deste ano. Ao fim daquele evento foi anunciada a banda ORESKBAND para o AF 2018. Um bom anúncio para fechar o ano e aumentar a expectativa, diga-se de passagem.

O AF 2018 já teve sua data divulgada e vai acontecer entre 06 e 09 de julho. Seguindo a lógica usado pela staff do evento do ano passado, a Maru Division manteve o AF no início de julho e apenas aumentou em mais um data somando assim quatro dias de evento. Para aumentar a expectativa anunciou em suas redes sociais a presença de sete atrações internacionais (entre bandas, youtubers, cosplayers e artistas) e até a data de hoje anunciou quatro delas (incluindo a ORESKBAND). Entre os anúncios figuram a cosplayer LadyLemon, a banda SNOWKEL e o popstar LadyBeard do grupo LADY BABY. A Maru Division repete o ambiente do último evento sob sua responsabilidade: o Complexo do Anhembi. Diferentemente do Ressaca Friends, o AF acontecerá no Pavilhão NORTE/SUL e não mais no Anexo Oeste. Em sua página oficial o evento alega que a mudança é em resposta aos pedidos dos seguidores.

 

(Arte oficial do Anime Friends 2018 / Fonte: Facebook)

 

Esse clima de novidade se mantém também por causa do novo concorrente: o World Pop Festival. A mais nova convenção de Cultura Pop de São Paulo não é bem um Anime Encontro ou uma Feira de Nerds a la CCXP. Em sua divulgação junto a imprensa o evento apresenta-se como algo próximo de uma feira cultural temática com foco nos continentes do globo. De forma simplificada serão quatro dias de atividades entre 19 e 22 de julho (bem no meio do mês) envolvendo as produções culturais das Américas do Norte e do Sul (ou Anglo-Saxônica e Latina, que parece ser mais abrangente), Europa e Ásia (o extremo oriente do continente, que é fortemente aquecido em termos de cultura e mercado).

O World Pop Festival – WPF é uma produção da Kame House, empresa incorporada ao Grupo Yamato. As atrações ainda estão sendo divulgadas e o site oficial só entra no ar dia 20 de março, mas já sabemos – por meio dos canais oficiais em redes sociais – que entre as atrações voltadas ao público fã do Pop Oriental estão confirmados: o ator Shouhei Kusaka da série tokusatsu Kidou Keiji Jiban, o grupo de K-Pop D.I.P. e a principal atração até então: a banda FLOW com seu show da turnê FLOW 15th Anniversary  Tour 2018 “Anime Shibari” – Latin American Tour, que traz um set musical com 21 canções interpretadas pela banda que foram temas de animês (entre eles Naruto e Bleach).

 

(Arte oficial do World Pop Festival / Fonte: Clube do Ingresso)

 

Por falar em FLOW… O SANA 2018 também contará com a presença da turnê da banda. Com atividades marcadas para o fim de julho – entre 27 e 29 do mês – o maior evento do segmento Geek-Otaku a ser realizado na Região Nordeste também terá show do grupo japonês. Além deles outras atrações já confirmadas são o youtuber brasileiro Muca Muriçoca (figura quase obrigatória na convenção cearense) e o dublador Marcelo Campos (Yugi Muto, Eduard Elric, Mu de Áries, Mirai Trunks).

Num olhar generalista o que se pode dizer é que mesmo anunciando uma aglutinação de conteúdos, a Maru Division ainda aposta na força do público otaku na hora de concretizar suas atrações (resta esperar se todas as sete serão fortemente ligadas ao segmento) e assim prefere não arriscar numa cópia descarada da Comic Con Experience. Pelo menos à primeira vista. O mesmo faz a staff do SANA, que deve anunciar ainda outra atração musical dessa vez vinculada ao K-Pop (não duvidem que possa ser o D.I.P. que já vai estar no Brasil por essa época). Isso porque ainda é muito vantajoso para as staffs dos eventos contar com uma turnê pronta. Só ter o trabalho de ofertar local, organização e público acaba que criando um laço harmonioso com os produtores de artistas japoneses. A volta do SNOWKEL em pouco menos de seis meses é a maior prova disso.

Já a Kame House inova – e pode acertar de forma bem feliz – ao apresentar um evento multicultural com um dia destinado às atrações asiáticas. O público se sente livre para comparecer nos dias que quiser comprando ingressos para ver somente as atrações que mais se aproximam de seu contato e consumo dentro de uma tribo social. Para os otaku, kpoppers e afins a ideia do World Pop Festival pode ser a solução que tanto se procurava suprir nos últimos anos.

 

(Arte oficial do Sana Fest / Fonte: Site Sana)

 

Olha, ainda tem o Anime Expo (nos Estados Unidos) para aqueles que são mais aventureiros e querem aproveitar a oportunidade de ir num grande evento e viajar para o exterior. Quase no mesmo período do AF 2018 (entre 05 e 08 de julho) o evento que ocorre em Los Angeles é famoso por ser o maior das Américas e receber grandes nomes do J-Pop/J-Rock. Em sua última edição destaque para GARNiDELiA, Konomi Suzuki e Mashiro Ayano. Também já passaram por lá Eir Aoi, JAM Project, Luna Haruna, TM Revolution, Aimer, Porno Grafitti e Wagakki Band.

O recado final fica por conta das datas. Você, fã de animês, mangás, você otaku! Não pode ficar para sempre se queixando de valores! Não estou dizendo que é correto aceitar qualquer imposição de valores abusivos e tudo mais. Só que você já parou para pensar quanto não custa produzir um mega evento desses? Tem muita gente envolvida. O plano orçamentário vai desde aluguel de espaço até fechamento de contratos com atrações. A reclamação é muito grande nas redes sociais, mas ninguém reconhece que há um verdadeiro interesse em atrair o público e conquistá-lo, pois sem ele não se consegue mexer a moinha do show business.

Não seja simplista ao ponto de achar que o evento tem que ser como se imagina porque tem que ser. É óbvio que o evento tem que ser bom porque você pagou para apreciá-lo. Isso, no entanto, não te obriga a pagar. É comum reclamarmos dos valores sem considerar os possíveis prejuízos que um evento desse porte gera.

Um exemplo bom para entender isso é o Matsuri Maranhão. O principal evento de Cultura Otaku do estado nordestino completaria dez anos de realização em 2017, contudo, a Matsuri Produções, organizadora do evento, construiu para si uma dívida ao tentar realizar um novo evento no meio do ano em São Luís, capital do estado, trabalhando na temática de games. O retorno não foi o esperado e isso impediu que a staff pudesse fazer sua edição comemorativa do já consagrado evento. Para 2018, a empresa deve finalmente fazer o Matsuri 10 Anos, o problema é: Será que eles já pagaram todas as dívidas que acumularam com o fracasso do ano passado?

Pense nisso! Sei que a alta temporada de férias deixa tudo mais caro: transporte aéreo, hospedagem etc., mas eventos são feitos para serem locais de consumo. Insensatez é saber que anualmente o período de julho oferece diversas opções de lazer voltadas à Cultura Otaku e você nem sequer se programar para juntar uma grana. Caso você seja menor de idade tudo bem, entendemos que a falta de liberdade financeira lhe force a querer poder desfrutar de um evento desse porte sem precisar gastar tanto. Entretanto deixe-me ser franco: eventos são feitos para quem já é parte da PEA – População Economicamente Ativa. Esses sim podem reclamar (se tiverem razão), mas também não podem criar tanta confusão nas redes sociais por só achar caro. Amigos, sem planejamento até cesta básica do mês custa caro!

É isso! Daqui até julho tem tempo. É só se programar que tudo da certo! Seja para o público ou para os mega eventos. O que vale é não deixar a Cultura Otaku morrer!

Até a próxima e… Sayonara!