Público da 4ª Edição da Maratona NerdProject. Foto: Da autora.

Matéria escrita por: Fany-chan

Nos dias 16 e 17 de janeiro ocorreu em Patos de Minas (Minas Gerais) a quarta edição da Maratona NerdProject. O evento que começou com o apoio do Centro Universitário de Patos de Minas, hoje possui maior alcance, uma equipe maior do que no seu início e agora tem a inclusão de diversos temas nerds/geeks.

A Maratona NerdProject foi o evento principal deste ano na cidade, mas segundo um dos organizadores do evento, Felipe Alvarenga, haverá durante o ano outros pequenos eventos com assuntos específicos (jogos de tabuleiros, seriados, animes, etc). Um evento que foi confirmado é o ExpoNerd, espaço para artistas exporem suas artes gráficas, desenhos, entre outros.

Algumas das imagens expostas na ExpoNerd 2015. Artistas, se algumas destas foram feita por vocês, entrem em contato para darmos os devidos créditos. Fotos: Da autora.

Uma hora da tarde do sábado, dia 16, foi dado o início da Maratona NerdProject. Logo após a abertura houve a Batalha de animes, onde vários fãs defenderam seu anime favorito e argumentaram dizendo o porquê de seus favoritos serem os melhores. No fim da competição, o anime Yu Yu Hakusho ganhou como o melhor e em segundo lugar ficou Naruto.

Às 15h começaram as aulas de Magic e Yu-Gi-Oh!. E detalhe, quem participou ganhou decks completos entregues pela Devir Livraria (e claro, eu não podia perder isso, né? rs).

Logo após as aulas ocorreria o debate sobre o RPG aplicado em sala de aula, porém este infelizmente não ocorreu por conta do atraso do ônibus do palestrante. Mas quem disse que o pessoal se preocupou com isso? As mesas de RPG estavam lotadas e o espaço com jogos, cheios de pessoas o tempo todo jogando desde Mario Kart e Just Dance até Mortal Kombat e Street Fighter.

Depois, às 18h a galera da Imperial HQs começou o debate sobre quadrinhos no meio online, contando um pouco da história deles, experiência que já tiveram, o que acham do mercado e também interagindo com o público respondendo perguntas. Aliás, se quiserem conferir o trabalho deles (que é bem legal) visitem a fanpage e o canal do YouTube  deles.

Pessoal que participou do LARP Vampiro o Réquiem. Foto: Patrícia Nunes.

Aos poucos a noite foi chegando e a Maratona NerdProject foi ganhando um aspecto sombrio. Pessoas mascaradas chegavam e se juntavam para dar início ao LARP (Live Action Role Play, que seria um jogo de interpretação como o RPG, mas desta vez caracterizado como o persongem) de Vampiro: O Réquiem e novas mesas de RPG apareceram para começar o Corujão RPG.

Segundo o Felipe, o live já ocorre há alguns anos na cidade e já participou de eventos ligados à Maratona “a história já vem se desenrolando há muito tempo com vários personagens que ‘nasceram, viveram e morreram’. Dentro do evento a história continuou a se desenvolvida incluindo também os novatos e curiosos no ambiente do Live. Quem jogou pela primeira vez interpretou personagens visitantes ou servidores de outros personagens para que a história e as interações entre todos pudessem acontecer da forma mais natural possível”.

E para encerrar a noite ocorreu o Corujão RPG com duas mesas temáticas de terror. Uma com narrativa de apocalipse zumbi e outra narrou “O novo mundo das trevas” onde os jogadores são humanos e devem sobreviver a um mundo cheio de mistérios.

Seriadores que participaram da gincana. Foto: Maratona NerdProject/ Talysson Dias.

O segundo e último dia foi bem divertido. Começou com a Gincana dos Seriadores que foi organizada pela Narhyla (que possui um canal no YouTube sobre séries, o Vida de Seriador, outro trabalho bem legal para acompanhar) e pelo Ronan. Na gincana o pessoal que participou foi dividido em duas equipes que foram nomeadas por eles mesmos: a equipe de Humanas e a de Exatas.

Com as equipes formadas foi dado o início à gincana, os participantes passaram por diversas provas para mostrar quem realmente entende de séries, assim como conta a Narhyla “em algumas [provas] era preciso adivinhar qual a série só por um segundo de música ou apenas por um pedaço de imagem, em outra funcionava como aquele conhecido jogo “Imagem e Ação” e os participantes podiam ou fazer uma mímica ou desenhar para que seu time adivinhasse qual era a série. Mas com certeza a prova que mais marcou a gincana foi o quiz com torta na cara. Na prova final cada equipe apresentou uma ideia de série encenando um trecho dela em improviso”.

No fim a equipe de humanas mostrou que não sabe só vender sua arte na praia e venceu a gincana.

Pessoal jogando Yu-Gi-Oh!. Foto: Da autora.

Durante o segundo dia teve também campeonatos de Magic e Yu-Gi-Oh! e quem participou das aulas puderam colocar em prática o que aprenderam. E para finalizar o evento, ocorreu um show da banda The Radical Dreamers.

Formada pelo André (violão) e pelo Leandro (flauta) a banda apresentou clássicos de jogos como Super Mario, Zelda, Final Fantasy e Donkey Kong, brincou com o público pedindo para adivinharem de qual jogo era música que estava sendo tocada e finalizou a apresentação com a opening de Game of Thrones, que você pode conferir abaixo:

 

 

O que dizer disso? Arrepiei! Muito bom! #NerdProject #GameOfThrones

Publicado por Fernando Mendonça em Domingo, 17 de janeiro de 2016

 

O Felipe se mostrou bem orgulhoso com evento e com as atrações e contou que acredita que “uma das coisas mais legais do NerdProject é o fortalecimento desses laços de amizade a cada ano! É sempre bom reencontrar todo mundo a cada evento”. Ele ainda adiantou que ano que vem terá muitas surpresas e as reuniões para organizar a próxima maratona já começaram.

Se quiser ver como foi visite a página do NerdProject e confira as fotos tiradas pela equipe do evento. E você que está lendo mora em Patos de Minas ou na região? Saiba que o pessoal da organização está recolhendo brinquedos abandonas e que estão em bom estado até dia 14 de fevereiro para serem doados à instituições de caridade da cidade. Para mais informações entre em contato pelo inbox da fanpage do evento.

Considerações Finais

O que adquiri no evento. *-* Foto: Da autora.

Em resumo o evento foi bem legal. As atrações foram bem escolhidas, o pessoal sabia interagir com o público o que deixou tudo mais próximo e como o Felipe falou seria como um grupo de amigos se divertindo juntos num evento.

O ambiente estava limpinho (pelo o que vi), e como não pude participar da gincana dos seriadores não sei qual foi o resultado das tortas na cara (rs). E os locais de cada “atração” estavam bem organizados, apesar de eu ter sentido falta de uma divisão melhor. Mas creio isso aconteceu por causa do tamanho do local onde ocorreu a maratona e também pela quantidade de público, então fica a dica para os próximos anos que com certeza terá um público maior e exigirá divisões melhores. ^^

No mais, foi isso, parabéns à equipe que organizou o evento e obrigada por permitir a Rádio J-Hero fazer esta cobertura da Maratona NerdProject. Eu já estou ansiosa para a próxima e também para os próximos eventos que ocorreram ainda este ano… *-*

Agora fiquem com algumas fotinhas que tirei por lá: